Nossa Senhora Aparecida

Conheça a história de Nossa Senhora Aparecida, saiba dados sobre a Basílica de Aparecida e assista a um trecho do DVD "Aparecida das Águas - A História de Nossa Senhora Aparecida"...

O rio Paraíba, que nasce em São Paulo e deságua no litoral fluminense, era limpo em 1717, quando os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves resgataram a imagem de Nossa Senhora Aparecida de suas águas. Encarregados de garantir o almoço do conde de Assumar, então governador da província de São Paulo, que visitava a Vila de Guaratinguetá, eles subiam o rio e lançavam as redes sem muito sucesso próximo ao porto de Itaguaçu, até que recolheram o corpo da imagem. Na segunda tentativa, trouxeram a cabeça e, a partir desse momento, os peixes pareciam brotar ao redor do barco.

Durante 15 anos, Pedroso ficou com a imagem em sua casa, onde recebia várias pessoas para rezas e novenas. Mais tarde, a família construiu um oratório para a imagem, até que em 1735, o vigário de Guaratinguetá ergueu uma capela no alto do Morro dos Coqueiros. Como o número de fiéis era cada vez maior, em 1834 iniciou-se a construção da chamada Basílica Velha. O ano de 1928 marcou a passagem do povoado nascido ao redor do Morro dos Coqueiros a município e, um ano depois, o papa Pio 11 proclamava a santa como Rainha do Brasil e sua padroeira oficial.

Foi em 1955 que teve início a construção da Basílica Nova, que em tamanho só perde para a de São Pedro, no Vaticano. O arquiteto Benedito Calixto idealizou um edifício em forma de cruz grega, com 173 metros de comprimento por 168 metros de largura. As naves com 40 metros e a cúpula com 70 metros de altura. O templo é capaz de abrigar 45 mil pessoas. Os 272 mil metros quadrados de estacionamento comportam 4 mil ônibus e 6 mil carros. Tudo isso para atender cerca de 7 milhões de romeiros por ano.

Veja a seguir parte do vídeo que ilustra esta história e faz parte DVD "Aparecida das Águas - A História de Nossa Senhora Aparecida". Com apresentação do Padre Darci Nicioli e participação especial de Raul Gazolla. Os outros atores que participaram das cenas são pessoas comuns que foram especialmente treinados para as filmagens.

Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: