Dívidas não fazem mal apenas ao bolso

Dívidas não fazem mal apenas ao seu bolso. Pesquisas mostram que elas podem prejudicar também a sua saúde.  Os débitos, especialmente quando comprometem grande parte de sua renda, aumentam a probabilidade de você adoecer. 
Isso pode ser gerado pelo estresse causado pela preocupação com o valor que devemos. Tudo depende da intensidade com que a pessoa se preocupa. Muitas pessoas acabam somatizando problemas como a falta de dinheiro.  A preocupação pode se tornar uma doença real ou, então, uma neurose.

As conseqüências da somatização são diversas e vão desde uma simples dor de cabeça ou espinhas no rosto até uma profunda depressão.  A pessoa não consegue se concentrar, fica pensando o tempo todo em como solucionar o problema.

Os devedores podem ser divididos em três tipos:

·         Os muito preocupados: São fortes candidatos a somatizar as preocupações e se estressarem. Isso porque não sabem como resolver os problemas.

·         Os pouco preocupados: Nem sempre somatizam — e, quando isso ocorre, o mais comum são as dores nas costas — e preferem deixar o problema para que os outros resolvam.

·         Os equilibrados: Gastam quando podem ou procuram resolver o problema sem direcioná-lo para os mais próximos.

Se você está preocupado com contas atrasadas, o melhor a fazer é procurar uma maneira de pagar essa dívida. Se não dá para pagar tudo de uma vez, tente negociar um valor que você possa desembolsar todos os meses. Depois, pense duas vezes antes de entrar em grandes dívidas novamente. Afinal, sua saúde também está em jogo.


Boa saúde pra todo mundo!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: