Preservando a geladeira


  • Instale seu refrigerador ou freezer em local ventilado, fora do alcance dos raios solares, do fogão e distante de fontes de calor, deixando um espaço mínimo de 20 centímetros dos lados, acima e no fundo, no caso de instalação entre armários e paredes.

  • Nunca forre as prateleiras com vidros ou plásticos porque dificultam a circulação do ar.  E nunca use a parte traseira dos aparelhos para secar roupas, panos, tênis. Esse velho hábito danifica o motor.  Mantenha limpas as serpentinas.

  • Evite colocar em seu interior alimentos ainda quentes e líquidos em recipientes sem tampas.

  • Mantenha a borracha de vedação em bom estado, para não escapar o ar frio. Faça o seguinte teste: ponha uma folha de papel encostada no batente do aparelho e feche a porta; puxe a folha; se ela deslizar facilmente é indício de que a borracha não está garantindo a vedação. Faça o teste em toda a volta da porta.

  • Faça o degelo periodicamente, conforme as instruções contidas no manual do produto.  Jamais desligue seu refrigerador ou freezer à noite para ligá-los na manhã seguinte. Se for viajar por muito tempo, esvazie a geladeira ou freezer e desligue o aparelho da tomada.

  • Lembre-se: um freezer cheio conserva o frio por mais tempo do que um freezer parcialmente cheio. As carnes congeladas também "seguram" o frio do freezer por mais tempo do que alimentos assados.

  • Para limpar as paredes interiores de sua geladeira use uma esponja embebida em uma mistura de água com bicarbonato de cálcio. Além de limpar, absorverá os odores. Tenha atenção redobrada com as gavetas, que se sujam mais facilmente. Não use detergente devido ao forte cheiro que passará para a comida. Nunca use produtos abrasivos porque eles podem estragar o revestimento. Use água com sabão de coco para limpar a parte externa, enxágüe e passe um pano seco. No caso de sujeira mais pesada, como gordura ou molhos , a limpeza interna deve ser feita com água e sabão neutro em lugar da solução de bicarbonato de sódio.


  • Quando você não tiver tempo para fazer a limpeza interna completa, coloque em uma das prateleiras uma caixa aberta de bicarbonato de sódio. Ela absorverá os odores, deixando um cheiro agradável que durará até a semana seguinte. Você obterá os mesmos resultados espalhando folhas de louro pelas gavetas.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: