O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho, desde 1985, em São Paulo. Saiba mais sobre essa delícia e também como surgiu a expressão "tudo acaba em pizza"...
• A história da pizza começou há 6 mil anos com os egípcios. Outros afirmam que os pioneiros foram os gregos, que faziam a massa à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. E a novidade foi para a península da Etrúria, na Itália.
• No país, o prato foi o principal alimento dos pobres do Sul. Mas foram os napolitanos que passaram a acrescentar molho de tomate e orégano à massa, que era dobrada ao meio e comida como sanduíche. Quem podia, colocava queijo, lingüiça ou ovos por cima. A partir do século 16, a novidade era apreciada na corte da Nápoles. Porém, tinha formato retangular. A forma arredondada só foi adotada durante a 2ª Guerra Mundial. Além de dar menos trabalho na hora de abrir a massa, a pizza redonda evitava desperdícios. Afinal, para deixar o prato retangular era necessário cortar as bordas.
• Em maio de 2004, os legisladores italianos fizeram um projeto de lei estabelecendo regras para o preparo da autêntica redonda napolitana. O documento, com oito artigos e seis cláusulas, decretava que a pizza fosse redonda e tivesse diâmetro de até 35 centímetros e borda de 2 centímetros de altura, entre outras coisas.
• Em 11 de junho de 1889, o mestre de cozinha Rafaelle Esposito recebeu a visita da rainha da Itália em seu restaurante, na cidade de Nápoles. Em homenagem a ela, Esposito preparou uma pizza com as cores da bandeira italiana. O vermelho foi representado com rodelas de tomate, o branco com queijo e o verde com folhas de majericão. A massa ganhou o nome da majestade: Margherita.
• A expressão "tudo acaba em pizza" surgiu no Palmeiras, na década de 50. Um dia, houve uma grande discussão entre os diretores do clube. Mas, após a calorosa reunião, todos foram para uma pizzaria e deixaram a confusão para trás. A explicação foi dada pelo jornalista Eduardo Martins, autor do manual de redação do jornal O Estado de S. Paulo.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários:
Postar um comentário