Estandarte de Ouro 2013


Veja os comentários e informações sobre os contemplados com o Estandarte de Ouro 2013, prêmio do Jornal O Globo no carnaval...


Melhor escola do Grupo Especial - Mangueira
Levou para a avenida uma homenagem à cidade de Cuiabá: “Cuiabá: um Paraíso no Centro da América”. Mais um carnaval de Cid Carvalho na verde e rosa. Surpreendeu, apresentando duas baterias, que se revezavam durante o desfile. Fez “paradonas” que destacava um verdadeiro coral na Sapucaí, cantando o samba. Recebeu gritos de “Já ganhou”, nas arquibancadas do setor 1.

Melhor samba-enredo - Vila Isabel
Composição de Martinho da Vila - Arlindo Cruz - André Diniz –Tunico da Vila – Leonel. Foi interpretado na avenida por Tinga (Anderson dos Santos, intérprete oficial) e os intérpretes auxiliares: Gera, Leandro Santos, Tinguinha, Rodrigo, Pepe Niterói e Gustavo.

Melhor bateria - Portela
Mestre Nilo Sérgio, comandando 290ritmistas. A fantasia da bateria fazia referência ao Mercadão de Madureira, numa homenagem aos Exus. Esse orixá é uma figura presente em todos os locais do Mercadão.

Mestre Nilo Sérgio começou na Portela em 1990, como ritmista. Em 2005, assumiu como 2º diretor de bateria, e em 2006 passou a ocupar o cargo de Mestre de Bateria. Conquistou o Estandarte de Ouro de revelação naquele ano. Em 2010 foi novamente premiado, desta vez com o Estandarte de melhor bateria. O mesmo no ano passado (2012). Com o prêmio de 2013, Mestre Nilo Sérgio já tem na galeria 3 Estandartes de Melhor Bateria e um de Revelação.

Melhor puxador - Neguinho da Beija-Flor
Estreou como puxador de samba no bloco Leão de Iguaçu, em 1970. Chegou à Beija-flor em 1975 e não saiu mais... Como cantor, lançou o primeiro disco em 1980. Recentemente lutou contra um câncer no intestino e casou-se em pleno sambódromo, com sua esposa Elaine Reis. O casamento foi no dia 23 de fevereiro de 2009, poucos minutos antes do desfile da escola começar. Ele também já foi enredo de escola de samba. Quartro escolas já o homenagearam na avenida: Unidos de Manguinhos, em 1991, Independentes de Cordovil, em 1992 e Leão de Nova Iguaçu e Juventude Imperial, em 2010.
Já ganhou o Estandarte de Ouro nos anos de 1985, 2002, 2003 e 2009.

Melhor enredo - Salgueiro
“Fama” - Falou sobre a busca incessante do homem pela fama. Carnaval de Renato Lage e Marcia Lage.

Melhor ala - Melodia, da União da Ilha
Desfilou com a fantasia “Menino de Ilha”, inspirada no poema do mesmo nome. Representava pessoas da Ilha e visitantes vindos de Barca da Cantareira. As fantasias eram trajes de banho para adultos e roupas infantis inspiradas nos anos 20. A ala é comandada por Eduardo e Ana Paula. Desfila na Ilha desde 1998.

Melhor ala de baianas - Mangueira
No enredo em homenagem à cidade de Cuiabá, as baianas representaram as “Mães D’Águas”, a essência dos leitos dos rios, abençoando o povo cuiabano. Coordenam as baianas da verde e rosa:  Telinha, Vilma e Helô.

Melhor passista feminino - Kelly Amaral, da Vila Isabel

Melhor passista masculino - Bruno Guilherme, da São Clemente

Melhor comissão-de-frente - Salgueiro
A Comissão de Frente foi coreografada por Hélio Bejani. Ele é paulista, mas mora no Rio de Janeiro há mais de 20 anos. Já foi primeiro bailarino, coordenador da orquestra sinfônica e coordenador do corpo de baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. No carnaval, já passou pela União da Ilha, Mangueira, Mocidade e Vila Isabel.
Eram 15 integrantes masculinos e a fantasia era “A Nossa Divina Comédia da Fama”. Mostrava a comédia da Fama... onde todo mundo quer tirar casquinha e dar uma de celebridade, ter seus 15 minutos de fama. Vinha com uma enorme limusuine vermelha.

Melhor porta-bandeira - Marcella Alves, Mangueira
Teve como Mestre-sala o Raphael.arcella Alves
A fantasia era “Mangueira, a Estação Primeira”. Representava o morro da Mangueira: sua gente, sua nação, suas cores.

Melhor mestre-sala - Felipe Lemos, da Imperatriz Leopoldinense
Era o Gavião Real, uma ave de rapina tropical. Lembrava o ritual indígena praticado pela nação tupinambá - onde a crença de que os membros envolvidos com o rito incorporam o poder e a força da ave que é tida como uma predadora extremamente eficaz.
A fantasia era em branco rajado de negro

Personalidade - Zé Katimba, compositor e fundador da Imperatriz

Revelação - Matheus Freitas, segundo mestre-sala da Mangueira

Melhor samba-enredo do Grupo de Acesso A - Império da Tijuca
Autores do samba: Samir Trindade, Serginho Aguiar, F. Araujo, Tião Pinheiro e Alexandre Moreira. Intérprete: Pixulé. O enredo foi “Negra, Pérola Mulher”, uma homenagem à mulher negra brasileira, guerreira, batalhadora e fonte de inspiração. O carnavalesco foi Júnior Pernambucano.

Melhor escola do Grupo de Acesso A - Império Serrano
Este ano a turma da Serrinha, apresentou o enredo “Caxambu - O Milagre das Águas na Fonte do Samba”, do carnavalesco Mauro Quintaes. Falava sobre o Parque das Águas, que completou 100 anos e foi retratado neste carnaval da verde e branco de Madureira. Foi um passeio pela história de Caxambu...

Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: