Que saudade do João de Deus!

No dia 2 de abril de 2005 o mundo perdia a figura carismática de Karol Wojtyla, o Papa João Paulo II. Morreu, aos 84 anos, em seus aposentos no Palácio do Vaticano, às 16h37 (horário de Brasília), o querido João de Deus.

O polonês Karol Józef Wojtyla foi o 264º papa da história.
Adotou o nome João Paulo II, para homenagear o seu predecessor, João Paulo I, que ficou apenas 34 dias como Papa.

Wojtyla praticou montanhismo, natação e futebol, trabalhou numa mina e em uma indústria química na Polônia, antes de se dedicar à vida religiosa. Como Papa, foi vítima de um atentado, em 13 de maio de 1981, quando foi baleado pelo turco Mehmet Ali Agca, durante missa na praça São Pedro.

João Paulo II viajou pelo mundo, levando a palavra de Deus. Visitou mais de 120 países. Esteve no Brasil três vezes. A primeira foi em 1980. João de Deus percorreu 13 cidades brasileiras em apenas 12 dias. No Rio de Janeiro, rezou missa campal para 160 mil pessoas no estádio do Maracanã. A segunda viagem ao Brasil aconteceu entre 12 e 21 de outubro de 91. A terceira visita foi entre 2 e 6 de outubro de 1997.


Uma curiosidade: O Papa não costumava beijar o solo de um país, mas no Brasil ele quebrou a tradição e beijou o solo brasileiro ao chegar.

Sem dúvida, uma figura carismática, um homem de Deus, que deixou saudades!


Em sua visita ao Brasil, o povo saudou João Paulo II com a música João de Deus, especialmente criada para a ocasião. O Papa se emocionou e a imagem ficou gravada para sempre na lembrança dos que viveram aquele momento.


João de Deus
(Paulo Roberto)

A benção, João de Deus.
A benção, João de Deus,
nosso povo te abraça.
Tu vens em missão de paz,
e és bem vindo.
Abençoa esse povo que te ama



O momento da notícia da morte do Papa, no Jornal Nacional - 2 de abril de 2005:


Reportagem da TV Globo sobre a chegada do Papa João Paulo II ao Brasil, em 1980:


Agora, um resumo da primeira passagem de João de Deus pelo Brasil. 
A narração é do saudoso Gilberto Lima:
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

Cesar Butturini Frambach
02/04/2010 - 16h30m.
Alexandre! Você foi muito feliz em colocar em seu BLOGGER o nome que jamais esqueceremos: PAPA JOÃO PAULO II. Este foi um Santo. o 264 PAPA DA HISTÓRIA. Viveu 84 anos e morreu em seus aposentos no VATICANO! Era polonês *KAROL JÓSEF WOJTYLA. Hoje, com os meus 79 anos me pergunto: Quantos PAPAS, passaram nestes 79 anos que estou vivendo? Foi vítima de um atentado em 1981, quando foi baleado por um TURCO. Visitou mais de 120 países, e no BRASIL esteve por 3 vezes. 1980-1991 e 1997.

Jamais esqueceremos aquela linda música "JOÃO DE DEUS" de (Paulo Roberto). De fato, João é de DEUS!