• Controle o seu tempo para encaixar nas horas disponíveis as coisas que você tem vontade ou precisa fazer. Reserve também alguns momentos para ficar a sós com as suas emoções e harmonizar pensamentos. E ponha fé: independentemente da religião ou sistema de crenças, os cientistas constataram que acreditar é um dos segredos da longevidade de povos que vivem mais.
• Leia, nem que seja antes de dormir. A leitura convida a participar de mundos diferentes, oferece outras experiências, momentos de prazer e emoções.
• Abaixe um pouco a cabeça, como se quisesse encostar o queixo no pescoço, mas sem forçar. Depois, gire lentamente o pescoço para um lado, descrevendo um círculo. Faça no sentido horário, e depois no sentido anti-horário. Você vai sentir seus músculos relaxando.
• Dê boas risadas. Rir torna a respiração mais intensa, fazendo vibrar a musculatura do tórax, diafragma e os pulmões. O efeito é revigorante para a região do estômago e intestinos. O riso também estimula a produção das endorfinas, que aliviam dores de cabeça, de dentes e músculos.
• Cultive o prazer de se tocar. Faça o auto-exame das mamas mensalmente para prevenção do câncer de mama, dois a três dias depois do final da menstruação, e o exame Papanicolau anualmente. Quem tiver casos na família, deve perguntar ao médico quando fazer a mamografia. Massageie-os com cremes e óleos.
• Exponha-se aos raios solares (antes das 10 horas) por uns 10 minutos pela manhã. Os raios solares são importantíssimos para a fixação da vitamina D e a integridade óssea. Use filtro solar para circular na cidade ou na praia.
• Alimente os seus ossos garantindo doses diárias de cálcio, mineral indispensável para a formação de uma boa massa óssea, e para sua manutenção durante toda a vida, prevenindo a osteoporose. Beba de 2 a 3 copos de leite ou iogurte desnatados, todos os dias, ou coma queijos.
• A obesidade central, que faz aparecer a barriguinha proeminente indica que há gordurinhas se acumulando entre os órgãos do abdome, e aumenta o risco cardiovascular geral 8 a 10 vezes mais. Tire-a daí já com caminhadas e dieta.
• Controle o consumo de sal. É aconselhável que a ingestão diária não ultrapasse a 5 gramas por dia (o equivalente a 1 colher de chá), para não estimular a retenção de líquidos e inchaços, e meça periodicamente a pressão arterial. Beba cerca de 2 litros de água por dia, para facilitar a eliminação de resíduos do metabolismo.
• Ande. Três horas de caminhada por semana, podem significar décadas com mais qualidade de vida. Seja constante e pratique a prevenção.
• Consulte um especialista antes de praticar modalidades esportivas, que promovam sobre carga dos joelhos e outras articulações. É uma forma de prevenir problemas futuros. Faça alongamento antes e depois da principal atividade física para evitar lesões.
Cuide-se bem e com carinho! Você merece!
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários:
Postar um comentário