Salve a bandeira brasileira!

Dia da Bandeira!

Em 19 de novembro de 1889 foi instituída a Bandeira Nacional do Brasil.

• O verde e o amarelo entraram na nossa bandeira em 1822, num trabalho do francês Jean-Baptiste Debret. O verde representava a Casa Real Portuguesa de Bragança e o amarelo, a Casa Imperial Austríaca de Habsburgo. O losango foi uma homenagem de Dom Pedro I a Napoleão. Após a Proclamação da República, o Brasil adotou uma bandeira que copiava a americana, mas ela só durou quatro dias. A atual bandeira nacional foi projetada em 1889 por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares. No lugar da coroa imperial, eles colocaram a esfera azul-celeste e a frase positivista "Ordem e Progresso", escrita em verde.

• Comemora-se o Dia da Bandeira em 19 de novembro, data em que ela foi adotada no ano de 1889. Nesse dia, o hasteamento é realizado às 12 horas, em solenidades especiais.

• A bandeira em mau estado deve ser entregue a uma unidade militar para ser incinerada no Dia da Bandeira.

• Como símbolo da pátria, a Bandeira Nacional fica permanentemente hasteada na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Ao ser substituída, o novo exemplar deve ser hasteado antes que a bandeira antiga seja arriada.

• Todos os dias, a bandeira precisa ser hasteada no palácio da Presidência da República e na residência do presidente; nos ministérios; no Congresso Nacional; no Supremo Tribunal Federal; nos tribunais superiores e federais; nos edifícios-sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; nas missões diplomáticas, em delegações com organismos internacionais e repartições consulares; em repartições federais, estaduais e municipais situadas na faixa da fronteira; e em unidades da Marinha Mercante. O hasteamento e o arriamento podem ser feitos a qualquer hora do dia ou da noite, mas, tradicionalmente, a bandeira é hasteada às 8 horas e arriada às 18 horas. Quando permanece exposta durante a noite, ela deve ser iluminada.

• Nenhuma bandeira de outra nação pode ser hasteada no país sem que haja ao seu lado direito, de igual tamanho e em posição de destaque, a Bandeira Nacional. A exceção são as embaixadas e os consulados.

Ouça o Hino à Bandeira, executado pela Banda da Polícia Militar do Maranhão:
Música de Francisco Braga
Versos de Olavo Bilac



Salve lindo pendão da esperança,
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz

Recebe o afeto que se encerra,
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra
Da amada terra do Brasil!

Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul...

Recebe o afeto...

Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amado,
poderoso e feliz há de ser

Recebe o afeto...

Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor.

Recebe o afeto...

***
Para conhecer mais sobre as bandeiras do Brasil e de Portugal, do período colonial até os dias atuais, veja o link: Brasil Imperial


Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

3 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

Cesar Butturini Frambach
19/11/2009 - 09h20m.
DIA 19 de NOVEMBRO, Dia da Bandeira! Bandeira brasileira que foi instituida no ano de 1889. Bandeira Nacional do Brasil. Nossa BANDEIRA é linda. Verde, amarelo, azul e branco. O verde representando nossas matas, o amarelo o ouro, o azul o nosso Céu e o branco a pureza. Como tambem é lindo o nosso HINO A BANDEIRA! Salve lindo pendão da ESPERANÇA, Salve Simbolo augusto da paz... A´perguntamos quem sabe canta-lo na íntegra? Eu, chegando aos 80 anos SEI, aprendí na minha infância entre 6 e 7 anos. Como é bom recordar datas. Como é bom sabermos da NOSSA HISTÓRIA DO BRASIL! Será que as crianças de hoje, conhecem a nossa HISTÓRIA, HISTÓRIA DO BRASIL? Que bom se estiverem aprendendo para quando chegarem a uma idade saberem contar, hoje por exemplo o DIA DA BANDEIRA! 19 de NOVEMBRO!

Anônimo disse...

oi Alexandre!
muito obrigado por nos lembrar desta data tão importante, de nos fazer refletir para o civismo que anda em desuso nos dias de hoje. eu realmente nao sabia o hino da bandeira, nada a respeito dela, mas aí vem você, em demonstração de responsabilidade com os ouvintes e me traz esta grandeza da parte de nossa história!!! só tenho que agradecer e pedir que continui assim, cheio de luz, sabedoria e inteligência para dividir com seu povo toda riqueza de conhecimento que você tem. muito obrigado! parabéns ao Pavilhão Nacional, parabéns à Bandeira do Brasil!!!!!!!!!!!!!!!!

Eglê Santos Machado disse...

Somente uma pessoa tão bacana e sensivel, como você Alexandre, poderia ter este cuidado de homenagear este símbolo da nossa patria. E difícil nos dias de hoje alguém se preocupar com coisas assim. Esta sua delicadeza, pode ter certeza, calou fundo nos corações brasileiros. Eu fiquei emocionada e feliz. PAZ!