Hoje é aniversário da TV no Brasil!

Em 18 de setembro de 1950 a TV chegava ao nosso país, provocando uma revolução nas comunicações. Assis Chateaubriand inaugurava a TV Tupi de São Paulo. Leia o discurso de Chateaubriand na solenidade de inauguração da emissora e veja um filme que é um dos poucos registros daquele momento histórico...
O próprio Chateaubriand presidiu a cerimômia de inauguração da TV. Participaram Frei José Mojica, cantando a "A canção da TV", a atriz Lolita Rodrigues, um balé de Lia Marques e a poetisa Rosalina Coelho Lisboa, nomeada madrinha do equipamento. Quem anunciou o prefixo da nova emissora (PRF-3), a primeira do Brasil, foi a atriz Yara Lins. Cinco aparelhos de televisão estavam instalados no saguão da sede dos Diários Associados, em São Paulo, para que todos pudessem acompanhar a novidade. Também foram instalados aparelhos na Praça da República, no Jockey Clube e em outros locais públicos. Varias emissoras de rádio transmitiram ao vivo o acontecimento. Um dos poucos registros da cerimônia histórica você vai assistir agora. Não se sabe quem fez o filme, em 16mm, mas dá para ter uma idéia de como foi o primeiro dia da TV brasileira.


Algumas curiosidades sobre aquele dia...
  • Logo após o discurso de Assis Chateaubriand, entrou no ar o primeiro programa da TV Brasileira, "TV na Taba". Um programa de variedades apresentado por: Homero Silva, e com participações de: Lima Duarte, Hebe Camargo, Lolita Rodrigues, Mazaroppi e Ivon Cury, entre outros.
  • No dia seguinte a inauguração, foi ao ar pela TV Tupi, o primeiro telejornal da TV Brasileira. "Imagens do Dia", com apresentação de Rui Rezende.
  • Os primeiros anunciantes da TV Brasileira, foram: Sul América seguros, Antarctica e Moinho Santista.
  • A importação dos equipamentos da RCA custou 16 milhões de cruzeiros. Foram comprados também 300 aparelhos televisores para serem vendidos nas lojas Cássio Muniz.


Muito se fala num defeito em uma das três câmeras, justamente poucos minutos antes da estréia. Conta-se que durante a solenidade de inauguração, Assis Chateaubriand, entusiasmado, quebrou uma garrafa de champagne na câmera e ela pifou. Outros afirmam que o defeito teria sido causado pela água benta que D. Paulo Rolim Lourenço usou para benzer as câmeras. A água teria molhado e danificado uma válvula. O defeito não foi reparado a tempo e o show de inauguração aconteceu mesmo com duas câmeras.

E este foi o discurso de Assis Chateaubriand na solenidade de inauguração da TV Tupi:

"O empreendimento da televisão no Brasil, em primeiro lugar, devemo-lo a quatro organizações que, logo, desde 1946, se uniram aos Rádios e Diários Associados para estudá-lo e possibilitá-lo neste país. Foram a Companhia Antarctica Paulista, a Sul América de Seguros de Vida e suas subsidiárias, o Moinho Santista e a Organização Francisco Pignatari. Não pensem que lhes impusemos pesados ônus, dado o volume da força publicitária que detemos.

Este transmissor foi erguido, pois, com a prata da casa; isto é, com os recursos de publicidade que levantamos sobre a prata Wolff e outras não menos macias pratas da casa: a Sul América, que é o que pode haver de bem brasileiro; as lãs Sams, do Moinho Santista, arrancadas ao coro das ovelhas do Rio Grande e, mais que tudo isso, ao Guaraná Champagne da Antarctica, que á a bebida dos nossos selvagens, o cauim dos bugres do Pantanal mato-grossense e de trechos do vale amazônico.

Atentai bem e vereis como é mais fácil do que se pensa alcançar uma televisão: com prata Wolff, lãs Sams, bem quentinhas, Guaraná Champagne, borbulhante de bugre e tudo isto bem amarrado e seguro na Sul América, faz-se um bouquet de aço e pendura-se no alto da torre do Banco do Estado um sinal da mais subversiva máquina de influir na opinião pública – uma máquina que dá asas à fantasia mais caprichosa e poderá juntar os grupos humanos mais afastados."

***

Outro momento histórico da TV no Brasil também foi vivido pela TV Tupi: a chegada da televisão em cores! Veja um vídeo da chegada dos equipamentos no porto de Santos, em 1972:

E agora... para completar esse especial sobre a TV Tupi, um trecho do programa MAIS COR EM SUA VIDA, que inaugurou oficialmente as transmissões em cores da TV Tupi, em 31 de março de 1972. A apresentação é de Walter Foster e Cidinha Campos. Participaram vários astros da MPB


Essa fita foi encontrada casualmente durante os trabalhos de recuperação do acervo da TV Tupi.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: