Feliz Páscoa!

A Semana Santa, também conhecida por "grande semana", é aquela que precede a Páscoa. Tem início no Domingo de Ramos e termina no tríduo pascal. É a última semana da Quaresma, ou seja, os 40 dias subseqüentes à quarta-feira de cinzas.



A Semana Santa possui celebrações com valores significativos para os católicos.
São elas: Domingo de Ramos, Tríduo Pascal e Domingo de Páscoa.

A troca de ovos de chocolate no Domingo de Páscoa já se tornou uma tradição. Mas, os ovos são apenas um dentre os muitos Símbolos Pascais, como o coelho, a cruz, o cordeiro, o pão, o vinho e o círio.

A Semana Santa representa, para os católicos, um período de reflexão e renúncia a coisas mundanas, onde deve-se buscar a prática da caridade, do perdão e do amor fraterno, alcançando, assim, a paz espiritual.

Vamos conhecer um pouco mais sobre os “Símbolos Pascais”:

Cordeiro: O cordeiro relembra o sacrifício realizado pelos israelitas no primeiro dia da Páscoa, como símbolo da libertação do Egito. O sangue do cordeiro foi derramado sobre as casas dos judeus, livrando os primogênitos da praga que fora lançada. Este cordeiro era degolado no templo. Segundo o Novo Testamento, quando João Batista estava junto ao rio Jordão em companhia de alguns discípulos, avistou Jesus passando e apontou-o, dizendo: "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo".

Ovo: O ovo simboliza fertilidade e nova vida. Ofertar ovos significa desejar que a vida seja renovada. Na Europa, as tradições pascais incluem decoração de ovos cozidos e brincadeiras com ovos de Páscoa, como, por exemplo, a de rolá-los ladeira abaixo, o vencedor será ovo que chegar mais longe sem quebrar. Nos Estados Unidos, a brincadeira mais popular ligada à data ainda é a "caça ao ovo", onde ovos de chocolate são escondidos no quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Em algumas cidades, a caça ao ovo é um evento da comunidade, sendo usada uma praça pública para esconder os ovinhos. Aqui no Brasil, o mais comum é as crianças montarem seus próprios ninhos de Páscoa, sejam de vime, madeira ou papelão, enchendo-os com palha, marcela ou barba de pau retirada das árvores. Os ninhos são deixados ao lado ou sob a cama, para que o coelhinho coloque doces e ovos de chocolate durante a madrugada de Páscoa. O fato é que a troca de ovos já se tornou uma tradição.


Coelho: É o símbolo da fertilidade por ser capaz de gerar grandes ninhadas muitas vezes por ano. Representa, portanto, a capacidade da igreja produzir, cada vez mais, novos discípulos, ou seja, a força fecunda de espalhar pelo mundo a mensagem de Cristo.

Pão e vinho: São os símbolos da Eucaristia. Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Estes representam o seu corpo e sangue, que foram oferecidos aos seus discípulos para celebrar a vida eterna.


Cruz: A cruz mistifica todo o significado da Páscoa na ressurreição e também no sofrimento de Cristo. No Conselho de Nicea, em 325 depois de Cristo, Constantim declarou a cruz como símbolo oficial do cristianismo. Temos não somente um símbolo da Páscoa, mas um símbolo primordial da fé católica.

Círio Pascal: É representado por uma grande vela que deve ser acesa no Sábado Santo, logo no início da celebração da Vigília Pascal. Significa a luz que afugenta a treva do erro, da morte, do pecado. É o símbolo de Jesus ressuscitado. Após a bênção do fogo, acende-se nele o Círio. Faz-se a inscrição dos algarismos do ano em curso; depois se cravam cinco grãos de incenso, que lembram as cinco chagas de Jesus, além das letras "Alfa" e "Ômega", primeira e última letra do alfabeto grego, que significam o princípio e o fim de todas as coisas.


***

Mensagem especial de Páscoa:


Receita De Ovo De Páscoa:

Ingredientes:

Perdão, Alegria, Paciência, Fé, Perseverança,
Vontade de Ser Feliz e Paz.

Modo de fazer:

Misture no recipiente bem lavado da sua alma, chocolate, mais perdão e alegria. Deixe calmamente em banho-maria até que todas as mágoas e rancores sejam depurados.

Espere esfriar um pouco, salpicando perseverança e paciência e despeje nos dois lados do coração.

Prepare o seu bombom predileto com recheios de paz e vontade de ser feliz. Reze nessa hora. Desenforme as duas partes moldadas no coração, coloque dentro os bombons, embrulhe com um papel transparente de amizade, verdejante e luzente de esperança.

Amarre com fitas prateadas de carinho e mande muitos, muitos, pra quem não te entende também... é tempo de redenção.

O cartão é importante:

“Quero passar com amor na sua vida e ficar se você me permitir.

Feliz Páscoa com chocolate no coração”.

Feliz Páscoa!!!!


***

Mais uma mensagem especial de Páscoa!

Havia, numa cidade, três pequenas árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes.
A primeira, olhando as estrelas, disse:
- Eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros. Para tal, até me disponho a ser cortada.
A segunda olhou para o riacho e suspirou:
- Eu quero ser um grande navio para transportar reis e rainhas.
A terceira árvore olhou o vale e disse:
- Quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto, que as pessoas, ao olharem para mim, levantem seus olhos e pensem em Deus.

Muitos anos se passaram e certo dia vieram três lenhadores e cortaram as três árvores, todas ansiosas em serem transformadas naquilo que sonhavam. Mas lenhadores não costumam ouvir e nem entender sonhos... Que pena!

A primeira árvore acabou sendo transformada num coxo de animais, coberto de feno.
A segunda virou um simples e pequeno barco de pesca, carregando pessoas e peixes todos os dias.
E a terceira, mesmo sonhando em ficar no alto da montanha, acabou cortada em grossas vigas e colocada de lado num depósito.
E todas as três se perguntavam desiludidas e tristes: "Para que isso?"

Mas, numa certa noite, cheia de luz e de estrelas, onde havia mil melodias no ar, uma jovem mulher colocou seu neném nascido naquele coxo de animais. E de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo.

A segunda árvore, anos mais tarde, acabou transportando um homem que acabou dormindo no barco, mas quando a tempestade quase afundou o pequeno barco, o homem levantou e disse ao mar revolto: "Sossegai". E num relance, a segunda árvore entendeu que estava carregando o Rei dos Céus e da Terra.

Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela, pois fora condenado à morte mesmo sendo inocente. Logo, sentiu-se horrível e cruel, mas no Domingo, o mundo vibrou de alegria e a terceira árvore entendeu que nela havia sido pregado um homem para salvação da humanidade, e que as pessoas sempre se lembrariam de Deus e de Seu Filho Jesus Cristo ao olharem para ela.

As árvores tinham sonhos, mas as suas realizações foram mil vezes melhores e mais sábias do que haviam imaginado.

FELIZ PÁSCOA PRA TODOS VOCÊS!

***

Humor: DIETA DO CHOCOLATE

1 - Coma uma barra de chocolate antes de cada refeição. Isso reduzirá seu apetite ao mínimo, e você comerá menos.

2 - Chocolate é um VEGETAL. Chocolate é feito de cacau (é vegetal) e de açúcar. Açúcar é feito de cana ou de beterraba. Ambas são plantas, ou seja, vegetais. Logo, chocolate é, integralmente, um vegetal. Praticamente uma SALADA.

3 - Chocolate também leva leite. Portanto, chocolate é um alimento muito saudável.

4 - Chocolate pode ser recheado com passas, morango, laranja, cerejas,etc. Tudo isso são frutas, e frutas são saudáveis, portanto, coma à vontade, tantas barras quanto desejar.

5 - Probleminha: como levar 1kg de chocolate da loja para casa em um carro quente? Solução: coma no estacionamento mesmo.

6 - Equilibrio: se você comer porções iguais de chocolate branco e chocolate preto...isto é uma dieta balanceada. Saudável, portanto.

7 - Chocolates têm muito conservantes, logo...conserva você. Conservantes fazem você parecer mais jovem.

8 - Escreva "Comer chocolate" no início de sua lista de coisas a fazer hoje. Assim, pelo menos UM item de sua agenda você vai conseguir cumprir.

9 - Uma boa caixa de chocolates pode fornecer toda a sua necessidade diária de calorias. Não é prático isso?

10 - Lembre-se: STRESSED (estressado) soletrado de trás prá frente é DESSERTS (sobremesas). Portanto, sobremesa (de preferência de chocolate) é o antídoto do stress.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

3 comentários:

Pod papo - Pod música disse...

Olá! Tenha um Feliz Páscoa e um ótimo feriado.

Beijos

Cesar disse...

Alexandre Ferreira uma Feliz Pascoa para vc e todos os seus. Seu amigo Cesar fde Olaria

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
04/04/2010 - 13h28m.
SEMANA SANTA, Semana de recolhimento para nós católicos que praticamos. É uma semana de recolhimento, onde deixamos de fazer algo que costumamos fazer em penitência pelo sofrimento do nosso SENHOR JESUS CRISTO! Na quinta-feira tivemos a cerimônia do Lava-Pés, onde JESUS lavou os pés dos Apóstolos! Sexta-Feira velamos o seu corpo pela sua morte acontecida na quinta-feira às 15.00 horas. Sábado de Aleluia para domingo foi comunicada sua ressurreição. Hoje, DOMINGO DE PÁSCOA! Alegria pelo acontecido e pelos chocolates recebidos!