Doação de sangue

Para ser um doador de sangue, é preciso que a pessoa preencha os seguintes requisitos: tenha boa saúde, idade entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 quilos.
Na hora da doação, é preciso estar bem alimentado e levar um documento de identificação com foto.


A menstruação não contra-indica a doação e as mulheres podem fazer até três doações por ano. Já os homens podem fazer até quatro.

Candidatos em funções como piloto de avião ou helicóptero, motorista de carretas ou ônibus, trabalhador em andaimes ou praticante de pára-quedismo ou mergulho e não puderem interromper, por pelo menos 12 horas, as suas atividades, não podem doar sangue.

Procure o banco de sangue mais próximo e faça a sua doação!

Falando de doação de órgãos...

Cada órgão tem um tempo médio de sobrevida entre sua retirada do doador e o transplante no receptor.

Córnea - É um dos órgãos mais resistentes, superado apenas pela pele, ossos e valva cardíaca. A córnea pode permanecer até sete dias fora do organismo, desde que mantida em líquidos apropriados para sua conservação.

Rim - A espera pode ser de até 48 horas.

Coração - É o órgão que menos pode esperar. O intervalo máximo entre a retirada e a doação não deve exceder seis horas, mas o ideal é que as duas cirurgias sejam realizadas quase ao mesmo tempo.

Pele - Pode ficar até cinco anos fora do organismo, desde que conservada apropriadamente.

Fígado - Resiste de 12 a 24 horas fora do organismo.

Pulmão - Assim como o coração, resiste somente até seis horas após a retirada.

Pâncreas - Resiste de 12 a 24 horas fora do organismo.

Ossos - Resiste até cinco anos fora do corpo, desde que bem conservado.

Valva cardíaca - Também resiste até cinco anos foram do corpo humano.


Órgãos e tecidos também podem ser doados em vida. No entanto, a doação só é permitida para órgãos duplos (os rins, por exemplo), em partes de órgãos cuja retirada não impeça o organismo do doador de continuar vivendo sem risco, quando não há grave comprometimento das aptidões vitais e da saúde mental, quando não causar mutilação ou deformação inaceitável.

A realização de transplantes ou enxerto de tecidos, órgãos ou partes do corpo humano só poderá ser realizada por estabelecimento de saúde, público ou privado, e por equipes médico-cirúrgicas de remoção e transplante previamente autorizadas pelo órgão de gestão nacional do Sistema Único de Saúde.

Boa saúde pra todo mundo!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: