Veja a lista com algumas brasileiras que fizeram história... São apenas algumas. As mulheres estão aí, fazendo história a cada dia... ganhando espaços, conquistando direitos e mostrando toda a capacidade de um sexo que de frágil não tem nada...
Ada Rogato: Quebrou três recordes: foi a primeira, na América do Sul, a conseguir um brevê de vôo, em 1935, a participar de uma prova de pára-quedismo noturno e a pilotar um avião Cessna por todo o continente americano.
Alzira Soriano: Foi a primeira prefeita brasileira, eleita em 1928 em Lages, no Rio Grande do Norte, o primeiro Estado do país a garantir o direito de voto às mulheres.
Aparecida Wilma Pestana: Foi a primeira caminhoneira do Brasil e ganhou o título de Motorista do Ano, concedido pela Transportadora Trans-Ritmo em 1985.
Arlete Ziolkowski: É a primeira piloto comercial da história da aviação da América Latina. Ela foi contratada pela Vasp em 1986, depois de cinco tentativas.
Asaléa de Campos: Foi a primeira mulher árbitro de futebol reconhecida no mundo. Ela cursou oito meses a escola de árbitros da Federação Mineira de Futebol, em 1967. Mas foi só em 1971 que o diploma dela foi reconhecido pela FIFA.
Bertha Lutz e Carlota Pereira Queiroz: Foram as primeiras mulheres a participar de uma Assembléia Nacional Constituinte, em 1936 e 1934, respectivamente.
Cecília Bússolo: Em 1989, foi a primeira guarda-costas presidencial. Sua missão: controlar os passos de José Sarney.
Ellen Gracie Northfleet: Foi a primeira juíza do Supremo Tribunal Federal.
Esther de Figueiredo Ferraz: Em agosto de 1982, foi a primeira ministra do Brasil, ocupando a pasta da Educação durante o governo do general João Baptista Figueiredo. Ela também foi a primeira reitora de universidade da América Latina e primeira secretária de Educação do Estado de São Paulo.
Eunice Michiles: Foi a primeira senadora do Brasil, em 1979.
Eugênia Brandão: É a primeira repórter brasileira. Ela teve sua primeira reportagem publicada na capa do jornal Última Hora.
Gilda de Abreu: Nascida em Paris e brasileira de registro, foi a primeira mulher a dirigir um filme de sucesso, O ébrio, em 1946.
Gioconda Rizzo: A paulistana é apontada como a primeira fotógrafa do Brasil. Ela começou a fazer retratos aos 12 anos, incentivada pelo pai, Michele Rizzo, um dos primeiros fotógrafos de São Paulo. No começo, Gioconda só podia tirar fotos de mulheres. Ela aproveitou e inovou a fotografia da época: acrescentou sensualidade aos retratos femininos.
Iolanda Fleming: Foi eleita no Acre, em 1986, e assumiu o título de primeira governadora brasileira.
Lia Tora: Foi a primeira mulher a escrever um filme, em 1929, e também a primeira brasileira a chegar a Hollywood.
Lilian Witte Fibe: Foi a primeira mulher a ancorar o Jornal Nacional, da Rede Globo.
Maria Augusta Generoso Estrella: É a primeira médica brasileira. Ela estudou na New York Medical College and Hospital for Women, nos Estados Unidos, porque as universidades brasileiras não aceitavam mulheres. Maria Augusta também teve a primeira bolsa de estudos concedida a uma mulher pelo governo brasileiro.
Nélida Piñon: Foi a primeira mulher a assumir a presidência da Academia Brasileira de Letras.
Olívia Guedes Penteado: A “Senhora das artes” participou da organização do movimento modernista que culminou na Semana de Arte Moderna, em 1922. Os artistas chamavam-na também de “Nossa Senhora do Brasil”.
Patrícia Rehder Galvão: É autora do primeiro romance proletário brasileiro, Parque industrial, assinado com o pseudônimo de Mara Lobo, em 1933. Sob o disfarçe de King Shelter, nos anos 40, Pagu produziu nove contos policiais para a revista Detetive, editada por Nelson Rodrigues.
Rachel de Queiroz: Entrou para a história como a primeira escritora a ocupar uma vaga na Academia Brasileira de Letras, em 1977.
Vilma Chandler e Idalina de Oliveira: Foram as primeiras apresentadoras de TV, na década de 1970.
E ainda podemos citar, entre muitas outras: Irmã Dulce, pelo seu trabalho voluntário e seu exemplo de vida, Ana Néri, a primeira enfermeira do Brasil, Anésia Pinheiro Machado, primeira mulher a realizar um vôo sozinha no Brasil, em 17 de março de 1922, Luz del Fuego, criadora do Partido Naturalista Brasileiro e, claro, Dilma Roussef, a primeira mulher presidente do Brasil!
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
1 comentários:
Cesar Butturini Frambach
09/03/2011 - 09h10m.
Ontem, comemoramos o *DIA INTERNACIONAL DA MULHER*! Fiz varios telefonemas a nível Brasil a muitas GRANDES mulheres que ainda vivem e são minhas Amigas!
Acabamos de ler o nome de muitas que fizeram história e que nos lembramos com muito carinho, jamais podemos enumerar todas, porém todas merecem o nosso apoio pois foram grandes MULHERES e algumas ainda vivas que continuam a fazer sucesso e se elevarem na Vida Pública e nos dirigindo e como última a nossa Presidente Dilma Rousseff que é a primeira Mulher brasileira a assumir o cargo de PRESIDENTE!
Nos lembramos e conhecemos *GILDA DE ABREU, Lilian Witte Fibe, a Grande RACHEL DE QUEIROZ, Irmã Dulce, Anésia Pinheiro Machado e outras importantes no cenário Nacional que infelizmente a nossa mente não se recorda, mais a todas, queremos escrever: MULHER, você hoje não é mais a parte fraca e sim possuídas de um Cabedal elevado, para saberem dirigir tão bem como qualquer homem. Salve a todas as MULHERES, pois todas são GRANDES!
Postar um comentário