Os direitos da mulher no Brasil


No ano de 1917, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de Maurício Lacerda que estipulava as normas para o trabalho feminino. Em 23 artigos, ficou estabelecido que as mulheres não poderiam ser admitidas
em atividades ofensivas ao pudor ou a moral, trabalhos noturnos, subterrâneos e manipulação de inflamáveis, entre outras proibições.

O voto feminino só foi instituído em 1932, quando o presidente Getúlio Vargas publicou o novo Código Eleitoral. O documento previa o voto secreto e o direito de as mulheres elegerem e também serem eleitas para cargos políticos.

Mas, foi a Constituição Federal de 1988 que instituiu plena igualdade entre os sexos e transformou os direitos da mulher em princípio inabalável, proibindo qualquer forma de discriminação.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

Cesar Butturini Frambach
09/03/2011 - 09h24m.
"DIREITOS DA MULHER NO BRASIL"!
Acabamos de ler com grande propriedade os "DIREITOS DA MULHER NO BRASIL"!
Lemos, que foi no ano de 1917, que a câmara dos Deputados aprovou um projeto de Mauricio Lacrda que estipulava as normas para o trabalho feminino. 23 Artigos foram escritos, e ficou estabelecido que as MULHERES não poderiam ser admitidas em atividades ofensivas ao pudor ou a moral, trabalhos noturnos, subterrâneos e manipulação de inflamáveis, entre outras proibições.
O voto feminino só foi instituido em 1932, quando o Presidente Getulio Varga, publicou o novo Código Eleitoral!

Mas, foi a Constituição Federal de 1988, que instituiu plena igualdae entre os sexos e transformou os direitos da Mulher em principio inabalável, PROIBINDO QUALQUER FORMA DE DISCRIMINAÇÃO!
E, assim terminamos dizendo VIVA AS MULHERES, pois todas elas são GRANDES!