Adoniran Barbosa: homenagem!

Em 23 de novembro de 1982 o Brasil perdia um grande nome da música. Vamos recordar a história, a música e a vida do cantor e compositor Adoniran Barbosa.



Adoniran Barbosa nasceu em 6 de agosto de 1910, em Valinhos, SP. O nome verdadeiro do compositor era João Rubinato. Típico paulistano, filho de imigrantes italianos, cantou passagens de sua vida sofrida, miserável, sempre com muito bom humor. Os personagens famosos criados por Adoniran também têm histórias curiosas: Iracema, por exemplo, nasceu de uma notícia de jornal - quando uma mulher havia sido atropelada na Avenida São João.

Adoniran nasceu e morreu pobre - todo o dinheiro que ganhou gastou ajudando ou comemorando sucessos com os amigos. Teve canções gravadas por Elis Regina e Clara Nunes, além de outros grandes nomes da MPB.

Adoniran Barbosa morre em 1982, aos 72 anos de idade.

Suas principais composições foram Malvina, Saudosa maloca, Samba do Arnesto, Iracema, Tiro ao Álvaro, Trem das onze, Fica mais um pouco, amor, e Acende o candeeiro.

Relembre um pouco do mestre Adoniran Barbosa, numa participação no programa Radiola, na TV Cultura:

Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

Cesar Butturini Frambach
23/11/2010 - 14h11m.
"ADONIRAN BARBOSA!- (João Rubinato)!
Amigo Alexandre, hoje por uma coincidência, ouvi seu Programa da Madrugada, Você elevou o nome do nosso Adoniran, que faleceu em 23 de novembro de 1982. Já, com seus 72 anos! Morreu pobre, quando poderia ter tido uma velhice boa e tranqüila, mas MORREU POBRE! Jamais iremos esquecer de suas grandes Musicas: TREM DAS ONZE (maravilhosa), Saudosa Maloca, Iracema e outras. Todas grandes musicas! Queremos que ele lá do ALTO, esteja, me vendo, vendo você meu prezado Amigo Alexandre que logo pela madrugada falava em seu nome e suas musicas! Que ele esteja em paz!