Segurança doméstica!

Em se tratando de crianças, todo cuidado é pouco. Basta uma distração, por menor que seja, e lá estão elas: brincando com o perigo. E, ao contrário do que muitos pensam, a casa nem sempre é o lugar mais seguro para o seu filho...
Por isso, a prevenção deve começar dentro do próprio lar, onde a maior parte dos acidentes acontece. Conheça algumas medidas que você pode tomar para proteger as crianças na cozinha de sua casa.

Como a cozinha é um ambiente cheio de utensílios perigosos, como facas, eletrodomésticos, fogão, o melhor é restringir ao máximo o acesso. E quando a criança for entrar, deverá estar sempre acompanhada de um adulto.

O interruptor deve estar na altura certa. Deixar a criança acender ou apagar a luz não oferece risco algum. Mas, se ela precisar subir em algo para alcançar o interruptor, acidentes podem acontecer. Assim, o ideal é instalar os interruptores a 80 centímetros do chão, uma altura confortável para adultos, crianças e uma pessoa sentada (em uma cadeira de rodas, por exemplo).

É importante ter maçanetas de fácil manuseio. Quando for escolher as maçanetas da casa, avalie o grau de dificuldade de uma criança em movimentá-la. Prefira um modelo em forma de alavanca, porque as redondas e lisas são mais difíceis.

Se você for colocar uma porta do tipo vaivém, um amplo visor deve ser colocado nela. Geralmente o visor das portas vaivém leva em consideração a altura de adultos. Estas portas não são muito recomendadas, por darem margem a acidentes. Caso você faça questão delas, lembre-se de ampliar a área do visor, para facilitar a vida das crianças e evitar acidentes.

Use pisos antiderrapantes. Para pisos, dê preferência a acabamentos que mesmo encerados ou molhados não escorreguem. Você pode também colocar tapetes antiderrapantes e colar com fitas especiais os tapetes existentes para que não escorreguem.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

Cesar Butturini Frambach
23/11/2010 - 13h58m.
"SEGURANÇA DOMÉSTICA"!

Lendo o blogger na integra, pudemos analisar que de fato todos os itens comentados através de cada parágrafo, vemos que todo o cuidado com as crianças é pouco. Deveríamos ter mais cuidado com as nossas crianças, elas jamais sabem o que estão fazendo, tudo é engraçado e bom elas mexerem. Porem,é muito difícil adaptarmos tudo que temos em casa, para que não cheguem as mãos das crianças, porém sempre que possível vamos procurar ou nos acautelar para que não venhamos ter um problema sério em nossa casa com as nossas queridas CRIANÇAS!