Pergunta Maluca - Domingo na Globo:


• Na França, quando alguém quer pão, pede pão francês ou apenas pão? E agora uma “pegadinha”... • Em uma gaiola há DEZ pássaros azuis e CINCO amarelos. Se apenas os amarelos possuem cristas, quantos pés (ou patas), no total, existem dentro da gaiola?




Respostas


• Na França, quando alguém quer pão, pede pão francês ou apenas pão?

O pão francês, que nós compramos aqui no Brasil, não é muito popular lá na França. É até difícil encontrá-lo em padarias. Geralmente só em restaurantes encontramos este tipo de pão. Lá ele é chamado de pistolle (que significa pistola).

O pão mais tradicional, mais consumido na França é a baguette, que nós temos também por aqui em algumas padarias.

Não se sabe ao certo porque chamamos o pãozinho de francês. Alguns acreditam um padeiro brasileiro esteve na frança, comeu o pãozinho, gostou e trouxe para o Brasil com este nome: pão francês.


• Em uma gaiola há 10 pássaros azuis e cinco amarelos. Se apenas os amarelos possuem cristas, quantos pés, no total, existem dentro da gaiola?

A resposta é: 30 pés (ou 30 patas). É que são 15 pássaros ao todo. E não importa se eles têm cristas ou não, se são amarelos ou azuis... Cada um tem duas patas. Total 30 patas.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

Cesar Butturini Frambach
21/11/2010 - 17h26m.
PERGUNTA MALUCA - Domingo na Globo:
Nunca fui a França e jamais poderia imaginar que o nosso Pão Francês não tivesse origem da França, pois sempre pedimos em todos os lugares *PÃO FRANCÊS*, hoje aprendemos que o referido pão denominado francês, teve origem mesmo aqui no Brasil!

Sobre os 10 pássaros eu jamais acertaria, pois esta foi uma pegadinha, muito bem bolada!