Saiba mais sobre o café

Um cafezinho depois do almoço ou a pausa para o café no meio da tarde são hábitos bastante comuns. Os efeitos desses hábitos na saúde são bastante variáveis, dependendo principalmente da quantidade de café consumida por dia.
A média considerada saudável fica em torno de quatro xícaras por dia. Vamos saber um pouso mais sobre o assunto?

  • A cafeína, ingrediente ativo do café, pode estar presente em muitas comidas e bebidas, como chá, chocolate, cacau, refrigerantes a base de cola; além de alguns analgésicos. Devido à quantidade e diversidade de produtos que a contém, é considerada uma das substâncias estimulantes mais consumidas no mundo.

  • O consumo sistemático do café interfere física e emocionalmente no organismo, podendo ser usado na prevenção do mal de Parkinson e até em dietas de emagrecimento. Por outro lado, o excesso pode causar problemas como insônia e até agravar casos de depressão.

  • A cafeína atua como estimulante no Sistema Nervoso Central, por isso um dos principais efeitos do café é uma espécie de revigoramento e diminuição do sono e da fadiga. Por outro lado, a substância também causa a liberação de alguns neurotransmissores e hormônios, tais como a adrenalina.

  • Se uma pessoa é ansiosa, o consumo excessivo de café pode ressaltar as sensações e até confundir os efeitos da cafeína com ansiedade.

  • O consumo moderado de cafeína não possui relação com a osteoporose, mas o consumo exagerado deve ser evitado por pessoas idosas e mulheres na menopausa. Doses acima de cinco xícaras de café por dia podem influir na ocorrência de doença, mas o consumo de alimentos ricos em cálcio pode anular esse efeito.

  • Todas as bebidas estimulantes (café, chocolate, chá preto ou mate, guaraná, refrigerantes à base de cola) devem ser evitados próximo ao horário de dormir, sendo ideal não ingerir esses alimentos e bebidas pelo menos quatro horas antes do sono. Esses alimentos podem dificultar o relaxamento necessário para um sono tranqüilo.








  • O café pode ajudar a perder peso. Segundo pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizada pela nutricionista Rosana Costa, beber, diariamente, até cinco xícaras de café coado ou filtrado não altera os índices de colesterol (LDL e HDL) ou de triglicérides e ajuda a emagrecer. Isso porque o café tem substâncias como a cafeína, que além da ação antioxidante, também age como estimulante, aumenta o metabolismo do corpo e ajuda na queima de calorias. O modo de fazer a bebida faz a diferença. Rosana explica que o coador de pano e o filtro de papel impedem a passagem das gorduras dos grãos, responsáveis pelo aumento da fração ruim do colesterol (LDL). Apesar dos resultados de sua pesquisa, a nutricionista alerta que a melhor conduta para se perder peso ainda é manter a prática de atividade física e uma dieta balanceada. O café seria apenas um coadjuvante.

Agora vamos saber o que é a cafeína...

A cafeína é uma droga que vicia. A exemplo de outras drogas, quem consome cafeína regularmente tem problemas quando tenta parar de consumi-la. O sintoma mais notado é uma dor de cabeça que lateja sem cessar. Pode também causar ansiedade e depressão. A quantidade de cafeína em bebidas e comidas é bastante diferente. As bebidas tipo cola contêm cafeína natural. A cafeína é também usada em produtos como o chocolate.

Boa saúde pra todo mundo!


Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: