Brotoejas e micoses

As brotoejas, também chamadas de miliária, são erupções que acontecem em crianças, na região das "dobras", como o pescoço, por exemplo. Elas estão relacionadas à secreção das glândulas sudoríparas e aparecem como resultado do calor e do excesso de transpiração.
As brotoejas se apresentam como bolhinhas d'água vermelhas, acompanhadas de coceira. Para prevenir o aparecimento das brotoejas, evite sol e ambientes muito quentes (como um carro estacionado sob o sol), mantenha o quarto ventilado, não agasalhe demais as crianças (nem para dormir), não exagere na temperatura do banho e não forre seus colchões com plástico. Além desses cuidados, você pode misturar maizena no banho da criança ou passar pasta d'água (comprada em farmácias). Isso vai acalmar a pele. Se perceber algum sintoma, procure seu dermatologista.

***

Já a micose é uma infecção na pele causada por fungos. Os fungos estão presentes no meio ambiente, nas pessoas, nos animais. Eles gostam de umidade e calor e se alimentam da queratina que fica na superfície da pele. Então, quando o calor aumenta, eles começam a se reproduzir, causando a micose. A micose pode surgir em diferentes partes do corpo e tem aparências diversas. Pode ser uma mancha em forma de círculo, ou bolinhas cheias de água, ou com descamação na borda. Nos pés, é comum uma descamação no meio dos dedos e bolinhas na sola. Nos homens ela aparece muito na virilha, onde causa avermelhamento e descamação. Em crianças, podem causar queda de cabelo quando surgem no couro cabeludo. Para prevenir, o ideal é evitar locais propícios para o crescimento de fungos, isto é, locais úmidos e quentes. Evite: andar descalço em vestiário de piscina, tocar em animais desconhecidos (principalmente se seus pêlos estiverem caindo), usar calçados de outras pessoas. Além disso, tente sempre deixar o ambiente arejado, ande descalço dentro de casa e use sandálias abertas sempre que possível, use roupas de algodão que facilitam a transpiração, enxugue bem todas as "dobras" do corpo: atrás do joelho, entre os dedos, etc. O tratamento da micose pode ser feito com remédios ou cremes, dependendo do local e da extensão atingida. Se perceber algum sintoma, procure um dermatologista.

Boa saúde pra todo mundo!

Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde!
Ouvi a Receita para pele ressecada mas não consegui pegar as quantidades direito, portanto gostaria se fosse possível que enviassem para o meu e-mail essa receita
porque a minha cunhada sofre com as rachaduras nos pés. Agradeço pela atenção e fico no aguardo de uma resposta.

Obrigada,

Marisa