Proteja o seu coração!

Proteja seu coração! E para tanto nada melhor do que uma boa dieta. É preciso lembrar que, para os cardiologistas e nutricionistas, um cardápio que vale a pena ser inserido como hábito alimentar é composto de peixes, frutos do mar, verduras e legumes. Tudo regado com um bom azeite. Para completar, frutas de sobremesa.
Fique atenta às dicas para uma boa dieta.  Proteja seu coração, afinal, ele e você merecem uma vida longa, saudável e feliz!

  • Coma mais fibras. Presentes em cereais e pães integrais, frutas e legumes frescos, feijão, ervilha e lentilha, ajudam a reduzir a quantidade de gordura e colesterol absorvida durante a digestão de alimentos gordurosos.

  • Coma menos gorduras saturadas. Diminua os alimentos gordurosos, preferindo carnes magras e óleos vegetais insaturados, como o de soja ou oliva. Coma mais peixe e frango sem pele e prefira leite desnatado.

  • Diminua o consumo de gorduras e açúcar. Evite doces em excesso, como sorvetes, biscoitos, bolos e produtos industrializados.

  • Conserve o peso ideal. Todos sabem que a obesidade aumenta os riscos de doenças coronarianas.

  • Coma somente (até) quatro ovos por semana. Ovos são ricos em colesterol.

  • Reduza a ingestão de sal. Ele pode elevar a pressão sangüínea, o que, por sua vez, aumenta bastante o risco de doenças coronarianas.

  • Um copo de suco de uva puro ajuda a destruir as plaquetas, células sangüíneas que auxiliam na obstrução das artérias do coração.

  • Outro suco recomendado é o de tomate. Rico em potássio, auxilia com o sódio do sal, a manter o equilíbrio dos vasos, controlando a contração das fibras musculares, inclusive as do coração.

  • Use alho como tempero. Com poderes bactericidas, além de ser rico em selênio, o alho tem duas substâncias capazes de prevenir as doenças cardíacas. Uma impede que colesterol se fixe nas paredes dos vasos sangüíneos, diminuindo as chances de formação de placas ameaçadoras, que acabam bloqueando a circulação do sangue. A outra substância do alho trabalha em conjunto com a primeira, aumentando a elasticidade dos vasos, ao relaxar pequenos músculos ao redor deles. Resultado: mais flexíveis, os vasos sangüíneos resistem melhor a agressões, como as da pressão alta.

  • Coma nozes. Pesquisas médicas comprovam seus benefícios ao coração. Os efeitos benéficos das nozes são devidos ao alto teor de certos óleos, quimicamente muito semelhantes ao do azeite de oliva. Esses óleos reduzem significativamente as taxas de colesterol. Além disso, as nozes contêm muita vitamina E e uma proteína vegetal conhecida por arginina, que também protegem o coração.

  • Use azeite. Com sua gordura monoinsaturada, ele é rico em ácido oléico, uma substância que estimula o fígado a produzir o HDL, o colesterol bom, aquele capaz de combater o LDL, o colesterol ruim.

  • Coma abacate. Em saladas. O abacate é rico em óleos que ajudam a carregar o colesterol ruim para fora dos vasos, evitando a formação de placas gordurosas.

  • Morango, não deixe de colocar essa delícia em sua dieta. Além da vitamina C, possui boas doses de uma substância conhecida por quercitina. Que é um antioxidante, ou seja, uma molécula capaz de neutralizar os radicais livres, que acabam levando as gorduras a se depositar nos vasos.

  • Não deixe faltar a soja. Os grãos e as comidas feitas de soja reduzem o colesterol.

Boa saúde pra todo mundo!

Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: