Como retirar manchas

  • Para retirar a mancha gordurosa de chocolate da roupa, primeiro coloque a peça suja de molho numa solução de meio dosador de seu sabão em pó em 10 litros de água, durante 30 minutos. Depois, lave normalmente a roupa. Se a mancha permanecer visível, repita o procedimento e enxágüe bem. Ao final, seque num ambiente com boa iluminação.

  • Manchas de gordura, óleo e produtos similares, respingadas sobre a roupa devem ser cobertas por talco ou maizena o mais rápido possível. Deixe a mancha coberta pelo menos 15 minutos. Quando a gordura tiver sido absorvida, escove bem o local.

  • Se algum tecido ficar manchado de gordura, coloque um papel impermeável embaixo da mancha e depois passe por cima o ferro bem quente. O papel absorverá completamente a gordura, fazendo a mancha sumir.

  • Para retirar manchas de gordura da roupa, basta polvilhar uma quantidade de talco que cubra totalmente a área manchada, esperar que o tecido absorva o talco e escovar bem o local. Complete o processo lavando normalmente a peça no final.

  • Manchas de graxa saem com margarina vegetal. Coloque um pouco sobre a sujeira e deixe por alguns minutos. Depois lave normalmente com água e sabão.

  • Se a mancha de graxa está persistindo em não sumir, siga essa dica: cubra o local com margarina vegetal ou banha, para que a mancha amoleça. Passe um pouco de terebentina, umedecendo a região, e depois raspe com uma faca aquecida, tendo o cuidado para não danificar o tecido, até sair o excesso de graxa. Molhe outra vez com terebentina e esfregue levemente até secar.

  • Para retirar manchas de manteiga ou margarina de tecidos não é recomendável o uso de água. Em primeiro lugar, coloque um papel absorvente sobre a região afetada para que ele retire o excesso de gordura. Logo depois, polvilhe talco sobre o local. Aguarde alguns minutos e escove. Se a mancha tiver desaparecido, lave a roupa normalmente.

  • Para retirar manchas de mel, coloque sobre a mancha uma solução de bicarbonato de sódio e água quente. Depois lave e enxágüe com água fria.


Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: