Fitoterapia: babosa

Sob o nome popular de Aloe (babosa) são conhecidas inúmeras espécies da planta em todo o mundo. São plantas de clima quente e não se adaptam bem em regiões muito frias.
Parecem cactos, mas pertencem à mesma família do alho e da cebola. Existem espécies com caule aparente e outras sem.

A babosa sempre foi uma planta muito utilizada pela humanidade, desde muito tempo, como laxativo e como cosmético (por sua ação dermatológica). Tem também, para alguns povos, um vínculo com o sagrado, provavelmente como conseqüência de sua grande eficácia. Recentemente a mídia farmacológica introduziu no mercado dezenas de produtos, rotulados alguns como cosméticos, outros como complementos dietéticos e outros como remédios infalíveis para o câncer. A prática e as pesquisas têm demonstrado haver muito de verdade nas propriedades anunciadas da planta e de alguns de seus componentes, convivendo com muita afirmação errônea referente, principalmente, a alguns fitoterápicos produzidos a partir da babosa, em especial cápsulas com componentes isolados da planta.

Estudos científicos com a babosa tiveram início em nosso século a partir de 1930, com o Dr. C. F. Collins e seu filho Creston pesquisando a ação curativa da babosa nos casos de dermatite provocada pelos raios-X. Essas pesquisas foram confirmadas mais tarde, em 1937, já ampliando as possibilidades de aproveitamento da babosa nos tratamentos de eczema, queimaduras e alguns casos de alergia. Nos anos 90, artigos científicos publicados em revistas e jornais especializados demonstraram as propriedades anticéptica, anti-inflamatória, imuno-estimulante, anti-carcinogênica e bactericida da babosa, além de sua capacidade sistêmica (penetração em tecidos) e de dilatação de capilares. Recomenda-se, no entanto, que se evite o uso interno da babosa sem orientação de pessoa experiente.

Um excelente uso doméstico que se pode fazer desta planta está nos tratamentos dermatológicos, como nos casos de queimaduras, feridas, eczemas, etc. Para tanto, aplica-se uma compressa à temperatura ambiente, feita com uma folha de babosa bem lavada, da qual se retirou os espinhos, batida no liquidificador. Coloca-se o creme resultante em uma compressa de gaze e aplica-se sobre a área afetada por cerca de 30 minutos, duas vezes por dia. Deve-se permanecer em repouso durante as aplicações.

Mas, lembre-se: nunca deixe de consultar um médico!

E boa saúde pra todo mundo!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: