Sapinho: saiba mais!

O sapinho, nome popular dado à candidíase oral, é uma das infecções mais comuns da mucosa da boca e atinge principalmente bebês.


O de ordem fúngica, caracteriza-se por uma vermelhidão da mucosa da boca, deixando-a cheia de pontinhos brancos que chegam a juntar-se, formando placas brancas. Essas placas também podem recobrir a garganta e o esôfago.

As causas mais comuns de transmissão são: mamadeiras, bicos, chupetas e mamilo da mãe não desinfetados ou não lavados e mãos sujas de adultos em contato com os bebês.

A candidíase também pode ser adquirida durante o parto porque é comum o canal da vagina abrigar o fungo.

Como prevenção, faça o seguinte:

• Lave sempre as mãos com água e sabão antes de pegar em bebês. Não tenha vergonha de pedir que outros adultos façam a mesma coisa.

• Lave bem bicos de mamadeiras, chupetas e outros objetos que entrem em contato com a boca do bebê.

O tratamento é feito da seguinte maneira:

• Embebeda um algodão em água com bicarbonato de sódio dissolvido e passe no lado de dentro das bochechas de três a quatro vezes ao dia. O medicamento se espalhará por toda a boca e num período de cinco a sete dias os sintomas melhorarão ou desaparecerão.

• Persistindo os sintomas, procure orientação médica.

A candidíase também é comum em pessoas com déficit da imunidade, assim como em pessoas com diabetes descompensado ou sob tratamento com antibióticos, corticóides ou nutrição parenteral prolongada (catéter na veia).

E lembre-se: não inicie nenhum tratamento sem orientação médica.

Boa saúde pra todo mundo!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: