• Antônio Francisco Lisboa perdeu os dedos dos pés, quase todos os das mãos e ficou cego de um olho e por isso só trabalhava escondido, com os cinzéis amarrados ao antebraço. Além de entalhar em pedra e madeira, pintava e projetava igrejas.
• Tudo o que ganhava dividia com seu escravo Maurício.
• Executou o conjunto do santuário de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo (Minas Gerais), que reúne 66 imagens esculpidas em madeira e os 12 profetas feitos em pedra-sabão e é considerado um dos mais importantes do período colonial brasileiro.
• Durante uma procissão em Minas Gerais, a lança de uma imagem de São Jorge, feita por Aleijadinho, matou um escravo. A imagem foi direto para a prisão.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
2 comentários:
Cesar Butturini Frambach
26/11/2010 - 08h47m.
Meu prezado Amigo, com o foi bom você colocar em seu bolgger dados de "ALEIJADINHO"! Temos uma certeza que a juventude de hoje, jamais ouviu falar no grande ALEIJADINHO- Antônio Francisco Lisboa! Nós, hoje voltamos aos bancos escolares e nos lembramos deste que deu uma vida * A VIDA*, na qual ele não tinha os principais membros, como dedos dos pés, como também quase todos das mãos e ainda não tinha visão em uma das vistas!
Foi bom relembrar um nome tão elevado no nosso Brasil e principalmente em Minas Gerais!
Alexandre bom dia!!
Eu tenho um sobrinho que é cadeirante e faz parte da entidade PORTADORES DE ALEGRIA,ele viaja o Brasil todo com peças de teatro e danças.Teve uma peça que homenageava o Aleijadinho.Coisa linda de se ver...
Marilda Fereira
Macaé -RJ
Postar um comentário