Pergunta Maluca - Domingo na Globo:

Durante a inauguração da primeira emissora de TV do Brasil, houve um problema técnico: uma das três únicas câmeras apresentou defeito. O que aconteceu?  E uma charada: O que fica mais barato: levar dois amigos ao cinema uma vez, ou levar uma namorada ao cinema duas vezes? ...





Neste sábado, a TV Brasileira completou 60 anos. A primeira emissora de TV do Brasil e da América do Sul, a TV Tupi de São Paulo, foi inaugurada em 18 de setembro de 1950. Durante a inauguração houve um problema técnico: uma das três câmeras apresentou defeito. O primeiro programa da TV Brasileira teve de ser transmitido com apenas duas câmeras.

Pergunta: Existem algumas versões curiosas sobre o que teria causado o defeito na câmera. Quais são elas?

Existem várias versões para a origem do defeito da câmera. As mais curiosas, e que entraram para o folclore da TV Brasileira, são:


A primeira: durante a inauguração, o empresário Assis Chateaubriand, entusiasmado, quebrou uma garrafa de champanhe numa das três únicas câmeras do estúdio.

A outra versão diz que não houve batismo com champanhe e suspeita que a água benta jogada sobre as câmeras por D. Paulo Rolim Lourenço (bispo auxiliar de São Paulo) molhou e danificou alguma válvula da câmera.

O fato é que este episódio marcou o início da improvisação na TV Brasileira, porque tudo que foi ensaiado com três câmeras teve de ser levado ao ar com apenas duas.

• O que fica mais barato: levar dois amigos ao cinema uma vez, ou levar uma namorada ao cinema duas vezes?

Você vai gastar mais se levar a namorada duas vezes ao cinema.
É que se levar dois amigos uma vez, vai gastar 3 ingressos. Se levar a namorada 2 vezes, vai gastar 4 ingressos.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: