São Cristóvão: oração!


Dia 25 de Julho é dia de São Cristóvão (Protetor dos Motoristas e Viajantes).

São Cristóvão é alvo de muitas lendas. Saiba mais sobre sua história e veja as orações para o santo:



Uma das lendas diz que São Cristóvão nasceu na Palestina, no século 3. Filho do rei de Canaã, recebeu o nome de Ofero e cresceu no meio pagão. Devido à sua vantajosa altura e força, entregou-se ao serviço militar e ao senhor que melhor o pagasse. Na esperança de servir ao senhor mais poderoso do mundo serviu inúmeros reis, até a Satanás, mas ao ver que o demônio tremia à simples vista da cruz, passou a viajar em busca do Crucificado. Numa de suas viagens encontrou um eremita que lhe contou a história de Jesus. Ofero converteu-se, batizou-se e decidiu devotar a vida ao transporte dos viajantes que necessitassem atravessar um rio caudaloso. Certo dia apresentou-se um menino pedindo-lhe que o transportasse para a outra margem do rio. No começo, o menino pesava como uma palha nos seus ombros, mas à medida que ia avançando no rio o menino se tornava mais pesado, e Ofero estranhou aquele peso, comentando com o menino: "Parece que estou carregando o mundo inteiro". Sorridente, o menino explicou: "Você está carregando muito mais que o mundo inteiro. Você está transportando o Senhor do Mundo". Só então Ofero reconheceu o pequeno viajante: era Jesus, que o mandou cravar na terra o cajado no qual se apoiava. No dia seguinte, o cajado tinha se transformado numa palmeira. Desde aquele dia, mudou seu nome para Cristóvão, que em grego é Cristóforo e significa "aquele que carrega Cristo", o Porta-Cristo. Por esse motivo, São Cristóvão é representado com uma criança no colo. E a criança, o Menino Jesus, com uma bola na mão, que representa o mundo. Consta que ele foi crucificado pelo Imperador Décio no ano 250 depois de Cristo. São Cristóvão é o protetor dos motoristas e viajantes!

Oração à São Cristóvão:

“Ó, São Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa de um rio com toda a firmeza e segurança porque carregáveis nos ombros o Menino Jesus, fazei que Deus se sinta sempre bem em meu coração, porque então eu terei sempre firmeza e segurança no guidão do meu carro e enfrentarei corajosamente todas as correntezas que eu tiver de enfrentar, venham elas dos homens ou do espírito infernal. São Cristóvão, rogai por nós.”

Oração do Motorista:

"Dai-me, Senhor, firmeza e vigilância no volante, para que eu chegue ao destino sem acidentes. Protegei a todos os que viajam comigo. Ajudai-me a respeitar o trânsito e as suas leis e a dirigir com prudência. E que eu descubra a vossa presença em todas as pessoas e em toda a natureza que me rodeia. Amém".
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
25/07/2010 - 07h25m.
Hoje reverenciamos a memória de São Cristóvão, o Padroeiro dos Motoristas e dos Viajantes. Também sou motorista, só que não dirijo mais, mais sempre pedi sua proteção por mais de 40 anos e ELE sempre me protegeu. Tenho anualmente no seu dia o meu agradecimento e a minha FÉ!
As duas Orações postadas pelo nosso Alexandre são GRANDES!