João do Pulo: homenagem.

Se vivo fosse, o nosso herói do atletismo, João do Pulo, estaria aniversariando neste dia 28 de maio.

Aí vai uma homenagem.
Veja a matéria sobre João do Pulo, produzida pelo Globo Esporte, em 2009, registrando os dez anos sem João do Pulo:


João Carlos de Oliveira, conhecido como João do Pulo, nasceu em Pindamonhangaba (SP), no dia 28 de maio de 1954. Em 1973, quebrou o recorde mundial júnior de salto triplo, no sul-americano, com a marca de 14,75 m. Em 1975, nos Jogos Pan-americanos da Cidade do México conquistou a medalha de ouro no salto em distância com uma marca de 8,19 m e em 15 de outubro, também a medalha de ouro no salto triplo, com a incrível marca de 17,89 m, quebrando o recorde mundial desta modalidade em 45 cm que pertencia ao soviético Viktor Saneyev. Em 1979, nos Jogos Pan-americanos de Porto Rico, João do Pulo tornou-se bicampeão tanto do salto triplo como do salto em distância. João teve a carreira de atleta brutalmente interrompida em 22 de dezembro de 1981, quando sofreu um acidente automobilístico, que resultou em amputação da perna direita. Após recuperar-se do acidente, formou-se em Educação Física e entrou na vida política sendo eleito Deputado Estadual de São Paulo, em 1986 e reeleito em 1990. João do Pulo morreu em 1999, devido a cirrose hepática e infecção generalizada, solitário e com dívidas financeiras. Deixou dois filhos. Foi homenageado pelos compositores Aldir Blanc e João Bosco com a canção "João do Pulo". Seu recorde mundial somente foi batido quase dez anos depois pelo americano Willie Banks com 17,90 m em Indianápolis em 16 de junho de 1985. Seu recorde brasileiro e sul-americano somente foi batido vinte e dois anos depois por Jadel Gregório com 17,90 m em Belém no dia 20 de maio de 2007.

João do Pulo
Composição: João Bosco & Aldir Blanc

Pulou o Brasil do tri
Pulou e tremeu de dor
Ao ver o pulo do gato cortado
Cortada a perna de luz, cortada
A claridade do raio de Xangô
Fechou o Brasil do tri
Tristetritrovejou
De dor o povo pulou pra frente
Semente o sangue do herói, sente
- Ô, pula João! Ô, Kawô, Xangô!
João como um João qualquer
João de sangue Afro-Tupi
De príncipe a escravo a preto-fôrro
De operário a novamente herói do morro
Aprendeu a resistir
Na favela, a tribo passa fome de cachorro
É um osso duro de roer
Mas toda a resistência corre em meu socorro
Valoriza, herói, todo sangue derramado Afro-Tupi!
Combate, Male! Dá três pulos aí Saci!
Se atira no espaço por nós, Zumbi!
Joga a chibata, João, no mar que te ampliou!
Ah, olha o raio de luz: Kawô, Xangô!
Nosso país infeliz também pulou.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
28/05/2010 - 12h52m.
"JOÃO DO PULO: homenagem"
João carlos de Oliveira, conhecido como *JOÃO DO PULO*, nasceu na cidade de Pindamonhangaba (SP), no dia de hoje 28 de maio no ano de 1954.
No ano de 1973, quebrou o recorde mundial Junior de salto triplo, no sul-americano, com a marca de 14,75m. Em 1975 nos Jogos Pan-americanos na cidade do México, conquistou a medalha de ouro no salto em distância com uma marca de 8.19m. Em suma, o nosso Alexandre Ferreira em seu BLOGGER, nos conta toda a história de JOÃO DO PULO, este homem sensacional que sempre defendeu o nosso Brasil.
Temos orgulho em termos homens brasileiros que sabem com muita firmeza de defenderem o nosso BRASIL. ALDIR BLANC e JOÃO BOSCO HOMENAGEARAM João do Pulo, com a canção *JOÃO DO PULO*, que é maravilhosa! Quando escrevemos que os atletas tem que ser atletas é porque nos espelhamos neste grande homem *JOÃO DO PULO*!