A importância das fibras para a saúde.

Consideramos fibras as partes dos alimentos não digeridas nem assimiladas, mas que têm grande importância para o funcionamento, equilíbrio e preservação do nosso organismo, sendo, por isso mesmo, indispensáveis à boa saúde.

As fibras vegetais promovem o aumento de volume do bolo fecal e estimulam as contrações responsáveis pela progressão dos alimentos ao longo do tubo digestivo. Assim, facilitam a eliminação das fezes em tempo reduzido, favorecendo a regularidade dos hábitos intestinais e dificultando a assimilação de gorduras, bem como de toxinas e de outras substâncias nocivas - muitas das quais cancerígenas.

É fácil entender que a ausência de fibras na alimentação contribui para tornar o processo digestivo mais lento, podendo levar à obstipação, à formação de divertículos (que são sacos nas paredes intestinais) e de hemorróidas.

As principais fontes de fibras são os cereais, leguminosas, hortaliças - tanto verduras como legumes - frutas, raízes e sementes. Flocos e farelos de aveia, de milho e de trigo são os alimentos que possuem maior teor de fibras solúveis.

Boa saúde pra todo mundo!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: