Gastrite: saiba mais!

A gastrite é uma inflamação da mucosa do estômago provocada por uma bactéria ou pelo uso constante de determinados medicamentos, principalmente anti-inflamatórios. Ela pode ainda ser causada por álcool, salicílicos, ácidos e alcalinos fortes
 e alimentos muito condimentados. A inflamação pode ser aguda, aparecendo subitamente, ou crônica, de aparecimento lento e evolução longa.

Verifique a existência dos seguintes sintomas: dor e ardor no estômago, mau hálito, dor de cabeça, azia, difícil digestão e língua áspera. Na gastrite aguda o paciente pode apresentar náuseas e vômitos. Na crônica, pode aparecer anorexia, náuseas e vômitos, mal-estar, arroto e sensação de fraqueza.

As dicas são:

• Procure um médico gastroenterologista.

• Faça refeições leves em pequenas porções e intervalos freqüentes.

• Evite a ingestão de alimentos como mostarda, vinagre, catchup, pimenta, páprica, curry e outros molhos fortes.

• Evite alimentos muito frios ou muito quentes.

• Coma devagar e mastigue bem todos os alimentos.

• Evite o fumo e o álcool.

Os tratamentos normalmente incluem dieta e administração de medicamentos, seguindo orientação do médico.

Ansiedade e tensão costumam aumentar a acidez do estômago, mas não são a causa do problema.

O leite, por ter muita proteína e cálcio, diminui a acidez do estômago, mas o efeito passa e a acidez pode voltar ainda mais forte, dependendo da pessoa. O leite é um pouco controverso, e até entre médicos há discussões. O que acontece é que algumas pessoas têm intolerância ao leite e outras não. Se você tomar o leite e verificar que não está te causando nenhuma azia, pode continuar. Caso contrário, evite. Converse com seu médico a respeito.


Boa saúde pra todo mundo!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

Cesar Butturini Frambach
27/05/2010 - 14h43m.

"GASTRITE: Saiba mais! A gastrite é uma inflamação da mucosa do estômago provocada por uma bactéria ou pelo uso constante de determinados medicamentos, principalmente anti-inflamatórios. Ainda também pelo uso de bebidas alcoólicas! O nosso Alexandre da uma informação completa em se BLOGGER. Vale a pena ler todo o COMENTÁRIO!