Dia do Enfermeiro: homenagem!

12 de Maio é o Dia Mundial do Enfermeiro. A data foi escolhida em homenagem a Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna.Vamos saber mais sobre o assunto, conhecer a Oração do Enfermeiro, os símbolos e o Hino da Enfermagem.


Ela nasceu em 12 de maio de 1820 e na guerra da Criméia (1854-1856), trabalhou como enfermeira em Scutari, Turquia. Por esse seu trabalho de assistência aos doentes e pela organização da infra-estrutura hospitalar tornou-se conhecida. Em 1860, fundou a primeira escola de enfermagem do mundo.

Símbolos da enfermagem:
Enfermeiro    -    Técnico e Auxiliar de Enfermagem

Os significados dos símbolos utilizados na Enfermagem, são os seguintes:
Lâmpada: caminho, ambiente
Cobra: magia, alquimia
Cobra + cruz: ciência
Seringa: técnica
Cor verde: paz, tranqüilidade, cura, saúde
Pedra símbolo da Enfermagem: esmeralda
Cor que representa a Enfermagem: verde esmeralda



Curiosidades sobre Ana Néri, a primeira enfermeira do Brasil:

• Ana Justina Ferreira nasceu em 13 de dezembro de 1814, na vila Cachoeira do Paraguaçu, interior da Bahia.

• Casou-se aos 23 anos com Isidoro Antônio Néri. Ele era capitão-de-fragata da Marinha e estava sempre no mar. Dessa forma, Ana acostumou-se a ter a casa sob sua responsabilidade. Ficou viúva aos 29 anos, com os filhos Justiniano, Isidoro e Pedro Antônio para cuidar. Os dois primeiros tornaram-se médicos e o último militar.

• Em 1865, o Brasil entrou na Tríplice Aliança, começou a Guerra do Paraguai e os filhos de Ana foram convocados. Sensibilizada com a dor da separação, no dia 8 de agosto ela escreveu ao presidente da província oferecendo-se para cuidar dos feridos de guerra enquanto o conflito durasse. Logo partiu para o Rio Grande do Sul, onde aprendeu noções de enfermagem com as irmãs de caridade de São Vicente de Paulo.

• Apesar das faltas de condições, como falta de higiene e de materiais e excesso de doentes, Ana chamou a atenção por seu trabalho como enfermeira por várias regiões por onde passou.

• Com recursos próprios, herdados de família, Ana montou uma enfermaria-modelo em Asunción, capital paraguaia sitiada pelo exército brasileiro.

• No final da guerra, em 1870, Ana voltou ao Brasil com seis meninas órfãs brasileiras. Foi homenageada e Dom Pedro Segundo, por decreto, lhe concedeu uma medalha e uma pensão vitalícia.

• Faleceu no Rio de Janeiro em 20 de maio de 1880. Carlos Chagas batizou com o nome de Ana Néri a primeira escola oficial brasileira de enfermagem de alto padrão, em 1926.


JURAMENTO OFICIAL DO ENFERMEIRO

Juro dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a Enfermagem com consciência e dedicação, guardando sem desfalecimento os segredos que me forem confiados. Respeitando a vida desde a concepção até a morte, não participando voluntariamente de atos que coloquem em risco a integridade física e psíquica do ser humano, mantendo elevados os ideais da minha profissão, obedecendo os preceitos da ética e da moral, preservando sua honra, seu prestígio e suas tradições.

ORAÇÃO DO ENFERMEIRO

Senhor Jesus Cristo, vós que aceitastes
A missão que o Pai vos confiou e vistes
Ao mundo para ajudar as pessoas a terem vida,
Escutai a minha oração e abençoai meu trabalho de enfermeiro.
Vós que curastes tantos enfermos,
Recomendastes o mesmo a vossos discípulos
E prometestes estar com eles,
Dai-me saúde e outras capacidades
Necessárias para ser, como vós , uma presença de conforto e
Esperança junto aos irmãos enfermos, ajudando-os a recuperar a saúde. Amém!

ORAÇÃO DO ENFERMEIRO 2

Senhor! A saúde e a vida são bens supremos do homem. Ambas são protegidas por várias profissões, entre elas a Enfermagem, que existe e subsiste a serviço do homem e da sociedade. Mediante isso eu vos imploro: - Fazei-me cumpridor do maior dos mandamentos: "Amar a Deus acima de tudo e servir ao próximo com amor". - Fazei-me ver em cada um dos enfermos não uma doença, um caso, um órgão, um número, mas sim, um Ser, uma Pessoa, a Vossa Pessoa. - Dai-me a graça de ser sentido como verdadeiro Enfermeiro nos hospitais, sanatórios, ambulatórios, maternidades, isolamentos, centros de recuperação, saúde pública e escolas pela minha: autenticidade, humanidade, cultura, presença, vida, fé. - Estendei a vossa graça a todos os que lutam na Enfermagem. Amém.

Hino da Enfermagem:
"Amor e Luz"
(W.Luz e N. Farias)



Amor e Luz
A mão que toca e faz
A dor fica menor
O seu olhar afaga

Amor e Luz
No silêncio das noites
O guardião da vida
Basta você chamar

Vive a vida
Pra tantas vidas
Muitas vezes sem saída
Nem o tempo cura as vezes essas feridas,
Mas um sedativo é sempre o ombro amigo
O Enfermeiro, a Enfermeira
Transcendem suas lutas pelos leitos
O Enfermeiro, a Enfermeira
Já é eleito em nossos corações amor e luz

Amor e Luz
Amor e Luz, uma bandeira branca avisa
A vida sempre vale mais
Amor e Luz
Amor e Luz, chama acesa
Vida em tantos hospitais

Vive a vida...
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Enfermeira DAF disse...

Como você já sabe, pois estou no seu orkut, sou enfermeira e senti-me lisonjeada com suas lindas palavras no programa. Ouço diariamente os seus programas desde ás 3 H até ´´as 05:45H.
DEUS ABENÇOE VOCÊ E TODA A SUA EQUIPE
Um forte abraço
Enf Denise Figueiredo