Dia Mundial do Consumidor:

15 de Março é o Dia Mundial do Consumidor. Para garantir os seus direitos foi criado o Código Brasileiro de Defesa do Consumidor. Trata-se de um conjunto de normas que visam proteger os direitos de todos nós, enquanto consumidores,
 e disciplinar as relações e as responsabilidades entre o fornecedor (fabricante de produtos ou o prestador de serviços) com o consumidor final. Nele estão estabelecidos padrões de conduta, prazos e penalidades. A Constituição de 1988 determinou, em seu artigo 5°, inciso 32, que o Estado promoverá na forma da lei a defesa do consumidor. E assim foi feito: Em 1990, com a lei Nº 8.078, foi instituído o Código de Defesa do Consumidor.

Neste 15 de Março, aí vão alguns endereços úteis para você:






É isso aí! Mantenha-se informado sobre seus direitos... E não esqueça: reclamar adianta!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMACH
15/03/2010 - 08h25m.
HOJE,"DIA DO CONSUMIDOR", devemos dar muito valôr a este Dia, pois é através dele que começamos a ter a nossa DEFESA. Pois a Defesa do Consumidor é algo de muito importante que nos ajuda resolver problemas que temos com Empresas, Comércio, Indústrias e outros. É só entramos com uma ação no Procon e este nos vai ajudar muito para que o nosso problema esteja resolvido. Antes não tinhámos a quem apelar. Temos a satisfação em dizer que temos o nosso Amigo "Atila Nunes" DEPUTADO FEDERAL, como Presidente da Entidade no Estado do Rio de Janeiro, como também o seu neto, "Atila Nunes Neto", Vereador da cidade do rio de Janeiro, que também muito trabalha na ajuda aos que necessitam de ajuda na Defesa do Consumidor"!