Respostas do QUIZ do CARNAVAL desta segunda-feira:

Aí vão as respostas:

1 - Quem apelidou a avenida de desfiles das escolas de samba de Sambódromo?

R. Foi o Prof. Darcy Ribeiro, que hoje dá nome à Passarela do Samba, quem primeiro chamou a Avenida de Desfiles de Sambódromo.


2 - O que o famoso e saudoso jornalista Mário Filho tem a ver com o Carnaval e os desfiles das escolas de samba?

R. Foi o jornal "Mundo Sportivo", dirigido por Mário Filho, que em fevereiro de 1932 resolveu organizar o primeiro torneio de escolas de samba. O desfile foi realizado na Praça 11, em 7 de fevereiro de 1932. 19 escolas desfilaram e a vencedora foi a Mangueira.

Com o fim do "Mundo Sportivo", em 1933, o jornal "O Globo" assumiu a organização do concurso das escolas de samba.


3 - Qual famosa personalidade da história do samba é o autor da bebida “batida leite de onça”?

R. É o compositor do Salgueiro Djalma Sabiá, autor de um dos mais belos sambas de enredo de todos os tempos, chamado Navio Negreiro, o inventor da bebida "batida leite de onça".


4 - Em 1889 foi composta “O ABRE ALAS”, considerada a primeira música de carnaval. Quem a compôs?

R. A compositora foi Chiquinha Gonzaga.


5 - O Sambódromo do Rio de Janeiro foi inaugurado em 2 de março de 1984. Qual foi a primeira escola a desfilar na passarela e quem foi o primeiro passista a pisar no Sambódromo?

R. A primeira Escola a desfilar na Passarela do Samba foi a Império do Marangá. Leandro Miguel da Silva, de 6 anos foi o primeiro sambista a pisar o asfalto do Sambódromo.

OBS: Império do Marangá é uma escola de samba que existiu no tradicional do bairro de Jacarepaguá. Suas cores eram o azul e branco.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
16/02/2010 - 10.00 hos.
Alexandre, você colocou em seu blogger algo importantissimo sôbre o Carnaval. Como é bom aprender algo sôbre o *MAIOR ESPETACULO DO MUNDO*.
A primeira pergunta que você fez sôbre quem apelidou a Avenida de desfiles das Escolas de samba em Sambódramo foi o nosso inesquecivel AMIGO PROF. DARCY RIBEIRO, isto nos lembramos bem.

A quarta Pergunta, sobre a primeira Música de Carnaval que foi composta pela ELEVADA "CHIQUINHA GONZAGA" em 1889, foi O ABRE ALAS que eu quero passar... Chiquinha Gonzaga fez parte da Escola de Música Santa Cecília, aqui de Petrópolis que já completou o seu centenário!

Como é importante ler e aprender e as vezes nos recordarmos do que sabíamos e não nos lembravámos!