Cuidado com a Insolação:

A insolação ocorre após uma grande exposição ao sol, em dias de calor intenso. O corpo desidrata mais rápido por causa do excesso de suor. Fenômenos, como o golpe de calor, podem ocorrer quando a regulação da temperatura é incapaz de dissipar o acúmulo de calor corporal. Este fenômeno é muito grave e potencialmente fatal.

Por isso, o tempo de exposição ao calor ou ao sol deve ser bem observado. Muitas vezes, um curto período de tempo — 15 a 30 minutos, por exemplo — é suficiente para causar sérios danos se a temperatura a que se está exposto for muito alta, como freqüentemente ocorre em países tropicais como o nosso.

Os sinais e sintomas da insolação são: mal-estar, dor de cabeça forte, calor, ardor, febre, redução da quantidade de urina, sede em excesso, vermelhidão por todo o corpo, em alguns casos com o aparecimento de bolhas d'água, convulsão nos casos mais sérios.

Como você pode ajudar:

• transporte a vítima para um local arejado, fresco e de preferência em frente a um ventilador. Nunca permita que ela permaneça em um ambiente abafado e quente;

• aplique compressas frias pelo corpo;

• dê um banho na vítima (com água em temperatura ambiente, mas sempre fresca);

• faça-a beber bastante líquido;

• caso os sinais e sintomas persistam por mais de 1 hora, leve a vítima ao médico ou ao hospital;

• nos casos mais graves — febre alta (acima de 38º), vômitos ou convulsões — leve a vítima ao hospital imediatamente.

Fique alerta, cuidado com o calor e... boa saúde pra todo mundo!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: