Como surgiu a Rabanada?

A rabanada é um prato típico português e o Brasil herdou de lá esta maravilha. O nome já existia também em Portugal, principalmente ao norte do rio Mondego. Ao sul do rio era conhecida como “fatia dourada” ou “fatia-de-parida” (ou ainda “fatia de mulher parida”).
A Rabanada era assim chamada por causa de uma lenda: Uma mulher pobre, sem ter quase nada para comer, precisava alimentar seu filho recém nascido. Seu único alimento eram restos de pão dormido molhados com leite adocicado. A mulher teve tanto leite que amamentou seu filho e ainda sobrou pra amamentar outras crianças também! Dessa forma, a rabanada acabou virando símbolo de prosperidade e fartura, sendo servida nas festas de fim de ano.
Outra lenda diz que toda mulher rica que se tornava mãe, era alimentada com rabanadas para aumentar o leite da gestante.
Na França também tem Rabanada, mas lá chama-se: Pain perdu.

Anote a receita da Rabanada Fatia Dourada:

Ingredientes:
1 pão de rabanada
1 litro de leite
3 ovos ( só vai usar a gema)
1 limão
Canela em pó
Açúcar ( para a calda)

Modo de fazer:
Cortar o pão em fatias + ou - uns dois centímetros.
Colocar em uma vasilha com leite com açúcar e deixar amolecer, só um pouco para a fatia não se dissolver.
Retire-as espremendo um pouco para sair o excesso do leite, colocar em outra vasilha.
Bater as gemas e depois pincelar por cima das fatias do pão.

Prepara uma calda para fritá-las. Cuidado para não queimar pois ficará amargando, a calda não pode ficar grossa nem fina, no ponto.

Feita a calda coloque algumas fatias (até 3 de acordo com a vasilha que for fritar), com cuidado vai jogando a calda delicadamente por cima das fatias, até ficarem douradas.
Retire-as e coloque em outra vasilha escorrendo bem, para não ficar com excesso de calda. Se acabar a calda , fazer outra e assim por diante, até acabar as fatias de pão.
Depois porvilhar com a canela em pó.
Pegue o limão retire pequenos pedacinhos da casca e enfeite cada fatia, só um pedacinho para dar um cheirinho gostoso e enfeitar.
Quando esfriar coloque na geladeira para depois servir, é uma delícia.

OBS.: Conservar na geladeira até a última fatia. Só pode ser feita com pão de rabanada.

Quem enviou a receita foi a minha ouvinte Eulália.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

geremias alves disse...

Ola feliz Ano Novo valeu esta dica sobre a rabanada pois estive no nordeste en fiquei curioso o poe que deste nome valeu é por estas e outra dicas que eu e minha casa não perdemos um programa seu