Curiosidades do Rádio...

  • O prédio da Praça Mauá, nº 7, Edifício A Noite, com 22 andares, cujos últimos 2 pavimentos são ocupados pela Rádio Nacional possui uma "griffe" importante: foi projetado pelo arquiteto francês Joseph Gire, o mesmo que assinou a concepção do Copacabana Palace. O Edifício A Noite foi o primeiro arranha-céu do Rio de Janeiro, construído em cimento armado, cravado sobre rocha viva
  • "O gostoso na Rádio Nacional, além do clima de trabalho geralmente correndo em ritmo de amigo pra cá e amigo pra lá, era o espaço, o mais de um lugar disponível quando a conversa numa roda já tinha perdido o interesse. No bar se encontrava um pouco de refúgio, pois ali desembocavam todas as fofocas e sempre surgia uma irreverência, piada que em fração de segundos, chegava ao terraço do 22º andar. Como aquela do Paulo Gracindo durante a temporada que a Edith Piaf fez na Rádio. Estávamos lanchando quando apareceu uma velhinha na porta do bar. Rosto-pelanca, tornozelo-artrite, e o Paulo não perdeu a oportunidade: - A Garota Propaganda da Piaf." (Mário Lago).
  • Noel Rosa foi contra-regra do Programa Case, dirigido e apresentado por Ademar Case, que estreou em fevereiro de 1932, na Rádio Philips do Brasil. O contra-regra, em um programa de variedades era peça fundamental. Tinha a função de dosar os números musicais, evitando repetições do mesmo gênero, cuidando de entremear vozes masculinas com femininas, peças de orquestras, cenas humorísticas e solos. Nisso, Noel era ótimo. Sua grande dificuldade era chegar na hora, ou seja, quinze minutos antes do programa começar. Suas desculpas para o chefe Casé, ficaram na história do rádio:
- Você me desculpe, Casé, mas o "bonde furou o pneu"...
- Esqueci onde era a Rádio Philips, Casé...Pensei que fosse em Cascadura...
- Desculpe Casé, mas hoje não consegui chegar mais tarde...

  • O compositor Antonio Maria foi durante muito tempo produtor, redator e locutor da Rádio Tupi e da Rádio Mayrink Veiga. Além disso, compunha os jingles dos anunciantes. São de sua autoria dois especialmente marcantes, na Era do Rádio:
Eu sou a água de cheiro Regina
Eu sou o talco Regina
Eu sou o sabonete Regina
Nós três, o trio maravilhoso Regina
Quer no calor e no frio com o tempo bom ou chuvoso
Somos o trio Regina

Se a criança acordou
Dooooooorme dooooorme filhinha
Tudo calmo ficou
Mamãe tem
Aurisedina
Locutor - E a criança dormirá em paz com Aurisedina

  • A versão brasileira de Happy Birthday to you foi escrita por Lea Magalhães, vencedora de um concurso organizado na Rádio Nacional, em 1941.
  • Cauby Peixoto pertence a uma família talentosa na MPB e de projeção na história do Rádio Brasileiro. O pianista Nono (Romualdo Peixoto) era seu tio; dois irmãos, Araken e Moacyr são músicos; a irmã, Andiara, é cantora e, pra encerrar, o grande sambista Cyro Monteiro era primo de Cauby.
  • Cauby Peixoto foi o titular, durante muitos anos, de um musical na Rádio Nacional, escrito por Ghiaroni e patrocinado pelas Casas Garçon. O sucesso do cantor era tão grande, mobilizando um número assombroso de fãs delirantes, que passou a ser chamado de o "Cantor das Multidões". Quando de suas entradas e saídas da Rádio Nacional, em plena Praça Mauá, o público acabava rasgando suas roupas. A tarefa das fãs, entretanto, era facilitada pela estratégia do empresário Di Veras que providenciava, para o ídolo, ternos capazes de se desfazem em minutos ao simples puxão de mocinhas com baixo preparo físico. Resultado: muitas vezes Cauby precisou correr apenas de cueca e gravata pela Av.Rio Branco....
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

CESAR BUTTURINI FRAMBACH disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
08/09/2009 - 19h45m.
Meu caro Alexandre, você já falou tudo em seu BLOG, sob O Edificío construido na Praça Mauá, 7. Nos lembramos muito, muito mesmo, hoje eu com quasi 80 anos volto através do tempo e o referido Edificío era o mais alto do Rio de Janeiro. Nos seus dois últimos andares ficava a RADIO NACIONAL, com dois grandes Programas semanais: MANOEL BARCELOS ás 5as. feiras e Cezar de Alencar nos sábados (ou sexta). Ambos eram programas de arrasar o que o Alexandre escreveu é muito pouco. Lembramos da Emilinha, da marlene, Cauby. Eu ainda tenho nos meus guardados uma foto(postal) de Heleninha Costa, Marlene, Emilinha e outras, todas com dedicatória, que ficarão comigo enquanto eu estiver na terra.Naquela época subir de elevador 22 andares erá terrível, mas tinhamos grandes alegrias, foram momentos inesqueciveis da minha juventude.
Alexandre, foi muito bom recordar!