Se o mofo deu...

O mofo é um fungo que se reproduz em locais quentes e úmidos. Ele cresce e se multiplica, e por isso você deve se livrar dele assim que desconfiar da sua presença. Normalmente, é fácil identificar o mofo através de suas manchas esverdeadas e marrons características.

  • Evite deixar roupas molhadas dentro de cestos de roupa para lavar ou na máquina por muito tempo.
  • Cortinas de banheiro que permanecem molhadas tendem a mofar. Se o fungo já tiver aparecido, passe uma esponja embebida em um saponáceo ou em líquido anti-séptico. Nos casos mais graves recorra a um fungicida, seguindo as instruções fornecidas pelo fabricante.
  • Para remover o mofo em tecidos laváveis, lave normalmente seguindo as instruções fornecidas pelo fabricante. Se o resultado obtido não corresponder às expectativas, mergulhe o tecido em uma solução fraca de água oxigenada durante 10 minutos (uma parte de água oxigenada 20 volumes para seis partes de água fria).
  • Também é possível mergulhar a roupa de cama e mesa em uma solução de saponáceo (cerca de 1 colher de saponáceo para 570 ml de água), lavando normalmente em seguida.
  • No caso de tecidos coloridos, esfregue a área afetada pelas manchas de mofo com uma barra de sabão. Em seguida, pendure o tecido no varal e deixe-o exposto ao sol durante algumas horas para matar os esporos. Observe o tecido de vez em quando, já que o sol poderá deixá-lo manchado. Em seguida, lave-o normalmente.
  • Em tecidos não laváveis, escove a peça vigorosamente com uma escova de roupa. Não faça essa tarefa dentro de casa, porque os esporos liberados poderão infestar outros tecidos. Por último, borrife o tecido com uma solução anti-mofo.
  • Se aparecer mofo em um objeto ou roupa de couro, passe uma esponja embebida em solução fraca de desinfetante. Use uma colher de chá de desinfetante para 500 ml de água. Deixe o couro secar naturalmente, longe de fontes de calor artificial. Em seguida, esfregue-o com um pouco de desinfetante e dê uma espanada para polir.
  • Não aplique fungicida sobre o papel de parede; remova o papel da área afetada. Aplique o fungicida diretamente no emboço. Aguarde 24 horas e em seguida enxágüe o fungicida com água limpa. Ao colocar outro papel de parede, use cola que contenha fungicida para impedir a proliferação do fungo.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: