Roque Santeiro:

Em 1975, num dia 27 de agosto, o Brasil aguardava com expectativa a estréia da novela Roque Santeiro, de Dias Gomes. A trama seria exibida no horário das 8 da noite, pela Rede Globo, mas a obra foi censurada e proibida. Vários capítulos já estavam gravados, as chamadas haviam anunciado a estréia, mas no dia marcado para o primeiro capítulo ir ao ar, a emissora recebeu um ofício do governo federal censurando a novela. A solução encontrada foi apresentar uma reprise de Selva de Pedra, de Janete Clair. Dez anos depois, em 1985, com novo elenco, finalmente o povo brasileiro pode ver a história de Roque Santeiro.

Veja agora a abertura da versão censurada de Roque Santeiro (1977):



Agora, assista a aberura da versão de 1985:

Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

2 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
28/08/2009 - 09h02m
ROQUE SANTEIRO- UMA GRANDE NOVELA QUE A GLOBO NOS APRESENTOU, segundo nos lembramos às 20,00horas.Era uma novela alegre e teve alguns capítulos censurados, mais era muito bôa, os atores de primeira linha. Hoje Alexandre, você nos faz recordas de passados bons, que nos deixaram saúdades!

Patrícia Campos disse...

Nossa..tinha um tempo que não acessava o seu blog e hoje estou matando saudades..em 1975 ainda não era nascida,mas tive a oportunidade de ver e rever a novela com grande elenco.

Obrigada pelo flashback.