Como Cuidar de Suas Jóias:

• Não guarde jóias umas sobre as outras. Pérolas, pedras e metais preciosos têm diferentes graus de dureza e podem ser arranhados. O ideal é embrulha-las em papel de seda, veludo ou camurça.

• Você deve limpar suas jóias de quando em quando, mesmo que sejam bijuterias. De 2 em 2 anos, leve as jóias verdadeiras para uma revisão no joalheiro. E guarde-as sempre em um local bem escuro, embrulhadas individualmente em papel de seda escuro e de preferência dentro de uma bolsa de feltro ou veludo.

• Ao colocar ou tirar brincos e anéis, evite segurá-los pelas pedras, pois elas podem se soltar.

• Quando for lavar as mãos, tire os anéis antes. O sabão pode ficar nos cantos das peças, prejudicando o brilho do metal e das pedras.

• Banhe seus brilhantes ou diamantes com gim e seque-os bem, ou então faça uma mistura de amônia com água fervente. Coloque os brilhantes ou diamantes em um coador ou saquinho de tecido bem fino e mergulhe dentro dessa mistura fervente. Deixe a água esfriar e enxágue-os. Deixe-os, depois, de molho em uma vasilha com álcool metílico, durante 10 minutos. Retire, enxugue e dê lustro com uma flanela. Se preferir, pode deixá-los mergulhado em álcool metílico durante toda uma noite. Se preciso, esfregue-os com uma escovinha macia.

• Diamantes Artificiais: Limpe-os apenas com papel de seda bem fino. Não devem ser molhados em água quente ou ficar de molho em água fria por muito tempo.

• Ônix, Ametista e Ágata: Essas jóias devem ser limpas apenas com um algodão embebido em álcool metílico.

• Coral: Se tiver facilidade em conseguir água do mar, de vez em quando, deixe as jóias de coral de molho nela. Caso contrário, coloque-as em água salgada mesmo. Por isso, você pode tomar banho de mar sem retirar um colar ou pulseira de coral.

• Limpeza de anéis e colares de ouro: coloque as jóias num instante em um recipiente com água morna a qual se acrescentará um detergente para roupa fina. Depois enxágüe, seque e esfregue com uma flanela. Para dar mais brilho há duas maneiras: deixar de molho com suco de cebola durante duas horas e depois secá-las bem; ou mantê-las de molho, por 3 horas, em leite morno.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

CESAR BUTTURINI FRAMBACH disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
06/08/2009 - 08h58m.
ALEXANDRE FERREIRA, você é o máximo, aprendí através do seu Blogger como cuidar de joias e bijoterias, foi muito importante, uma vez que nunca soube como proceder, agora aprendí. É muito importante vivermos para sempre aprender, agora com quasi 80 anos é que vim aprender. Que bom!