Curiosidades sobre Monteiro Lobato:

Vamos então saber um pouco mais sobre esse grande autor brasileiro.

Você sabia...

• Aos 9 anos, ele resolveu trocar de nome. De José Renato Monteiro Lobato ele passou a se chamar José Bento Monteiro Lobato. Fez isso para usar uma bengala de seu pai que tinha as iniciais J.B.M.L. gravadas.

• Monteiro Lobato começou a escrever aos 14 anos, quando publicou sua primeira crônica para o jornal O Guarani.

• Além de escritor, Monteiro Lobato foi fazendeiro de café, desenhista, pintor, pesquisador de babaçu, adido comercial do Brasil nos Estados Unidos, industrial e editor.

• Sua primeira editora, a Monteiro Lobato & Cia., foi criada em 1919, quando havia pouco mais de 30 livrarias na época. Ele foi aos Correios e conseguiu uma listagem de pequenos negócios espalhados por todo o país. Despachou lotes de livros junto com uma carta. Oferecia o produto consignado e uma porcentagem nas vendas. Foi então que nasceu sua célebre frase "Um país se faz com homens e livros".

• Jeca Tatu apareceu pela primeira vez nas páginas do jornal O Estado de S. Paulo, em 1918. Depois fez parte do livro Urupês, publicado em 1919. Mas o personagem ganhou fama quando foi citado por Rui Barbosa numa conferência.

• Monteiro Lobato enviou uma carta ao presidente Getúlio Vargas, criticando a política brasileira de petróleo e as torturas do Estado Novo. Foi preso em 20 de março de 1941. Cumpriu três meses dos seis a que fora condenado.

• Dois dias antes de sua morte, em 5 de julho de 1948, Monteiro Lobato declarou numa entrevista: "Meu cavalo está cansado e o cavaleiro tem muita curiosidade em verificar, pessoalmente, se a morte é vírgula ou ponto final".



Adicionar esta notícia no Linkk
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

7 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
06/07/2009 - 19h21m.
Não me lembro nada sôbre a vida de Monteiro Lobato. Porém sempre gostei de lêr as suas histórias ops seus personagens, fábulas em fim tudo que era de Monteiro Lobato. O tempo passou, como passou também Monteiro Lobato, e hoje abrindo o seu BLOGGER, encontro dados daquele homem que no passado me fez muito feliz com aquela literatura que nós crianças e quasi jóvens gostavámos de ler. SALVE MONTEIRO LOBATO!

Anônimo disse...

Salvou meu dever de casa ..!..! Valeeuuuuu!

Anônimo disse...

Salvou me dever de casa ..!...! valeu

Anônimo disse...

Obrigado você salvou o meu dever de casa porque a prof de portugues passou um dever sobre ele e tambem to sendo obrigado a ler livros dele antes eu odiava ler mais quando comece a ler livros dele gostei muito de ler obrigado man.

Anônimo disse...

SALVOU MEU TRAB. DE PORTUGUES.VLW!!

Laura disse...

Nossa gostei muito dessas curiosidades!!!!!Como o comentário acima do meu,vc salvou meu trabalho de port.!!!!!Iremos Ler "Reinações De Narazinho."Um Livro muito bom por enquato!!Gosto muito dos classicos de M.Lobato sou grande Fã dele afinal sou grande fã da literatura brasileira1!!!Obrigado alex por dividir os seu conhecimentos com nosco!!!Grata,Laura C.!

Anônimo disse...

Olha,vcs sabem quando Monteiro Lobato começou a escrever?