Câncer de Próstata: saiba mais!

Câncer de Próstata é o segundo tumor mais freqüente no homem e pode ser diagnosticado precocemente. Fique alerta!

Os sintomas iniciais do câncer de próstata costumam ser:

• dificuldade de urinar,
• jato urinário fino e fraco
• urina que goteja ou escorre no final do ato de urinar,
• aumento da freqüência das micções,
• presença de sangue na urina
• e às vezes, longo período sem urinar permanecendo a urina acumulada na bexiga (retenção urinária).

Quando o paciente negligencia os sintomas e não dá muita importância para estes sinais a doença vai então progredindo e os sintomas de disseminação do tumor começam a aparecer como: dor na região lombar, falta de apetite, emagrecimento e astenia.

A lesão inicia-se como um nódulo na próstata que vai aumentando de tamanho e tomando estruturas adjacentes como também os gânglios linfáticos regionais. A disseminação através do sangue leva o câncer para ossos da bacia, coluna lombar, fêmur, crânio e pulmões.

Um dos tratamentos para este tipo de tumor é a prostatectomia radical (retirada completa da próstata) com o objetivo de retirar totalmente o tumor quando ele está ainda confinado apenas na próstata.

Nos tumores localmente avançados, a radioterapia está indicada.

Recomenda-se que todo homem a partir dos 40 anos de vida faça exames periódicos para a detecção precoce do câncer de próstata. O Urologista é o profissional mais indicado para esta avaliação, e se necessário será feito o toque retal, além de exames de sangue. Em determinados casos poderão ser necessários exames complementares, como a ultrassonografia, a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética, para diagnosticar o local exato do tumor.

Então lembre-se: homens acima de 40 anos devem sempre proceder aos exames periódicos com Urologistas para o diagnóstico precoce do câncer de próstata!

Previna-se... e boa saúde pra todo mundo!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: