Insulina: saiba mais!

Os locais mais indicados para aplicação de insulina são a face anterior da coxa (onde a absorção é mais lenta), abdômen (absorção mais rápida) e face externa e posterior de braços (absorção intermediária). Nunca aplique insulina no antebraço, regiões genital e gástrica, virilha e, no caso de gravidez, no abdômen.

Varie a cada dia o local das injeções para não causar possíveis atrofias musculares ou fibroses (o que diminui a absorção). A reutilização de uma área só deve ser feita após vários dias. A distância recomendada entre os locais das aplicações diárias é de aproximadamente 3 centímetros.

É muito importante combinar a quantidade de insulina e seus horários de aplicação com a quantidade de alimentos que serão ingeridos nos diferentes horários do dia.

Evite expor a insulina à luz do sol ou colocá-la em locais quentes para que o medicamento não sofra degradação. A insulina deve ser armazenada na geladeira, de preferência na porta ou na parte inferior. Jamais coloque no congelador ou no freezer. Se o medicamento for congelado, inutilize.

Nunca use o medicamento se ele apresentar mudanças na coloração, transparência ou consistência. Se a insulina formar uma massa ou uma camada dentro do frasco, não a utilize.

Quando empregar o sistema de aplicação por caneta, o correto é estocá-la à temperatura ambiente, nunca no refrigerador.

Em caso de viagem, aconselha-se o uso de bolsas térmicas ou isopor. Ao chegar, coloque a insulina imediatamente na geladeira.

E ainda...

Para a aferição da glicemia, prefira as regiões laterais das pontas dos dedos, por proporcionarem menos dor e mais facilidade para a obtenção da gota de sangue.

Não passe álcool antes do exame, pois isso dificultará a obtenção da gota. Se necessário, lave as mãos, de preferência com água morna.

Encoste somente a gota de sangue na fita do aparelho, e não o dedo, deixando que a própria gota se espalhe na fita reagente.

Varie o horário da medição. A checagem em vários horários permite a avaliação do controle glicêmico ao longo de todo o dia. Anote os resultados da monitorização para que o médico possa analisá-la.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: