Curiosidades: quadrinhos!

Você sabia...

• O prato preferido de Obelix é javali e ele é capaz de comer vários desses porcos selvagens em uma única refeição. Quando era criança, Obelix caiu num caldeirão de poção mágica e os efeitos da mistura foram permanentes, tornando-o muito mais forte que os outros homens de sua aldeia.

• Os episódios e a história do desenho Caverna do Dragão foram inspirados em uma aventura de RPG (Role Playing Game). No final, todos os personagens morreram, mas este capítulo, claro, nunca foi feito pelos produtores do desenho.

• A primeira exposição de quadrinhos do mundo foi realizada em São Paulo no ano de 1951.

• Durante o Anime Friends, uma feira para fãs de quadrinhos realizada em 2004, foram lançados os dois primeiros mangás feitos no Brasil: Sugoi, de Diogo Saito, e Crônicas de Faherya, criado por Anderson Abraços, Fernando Mucioli e Clayton Ferreira da Silva. O mangá é um tipo de HQ inventada no Japão. São histórias feitas na maioria das vezes em preto e branco. Elas possuem traços elaborados e narrativas de fácil leitura, protagonizadas por personagens com olhos grandes e expressivos.

• O desenho do Scooby-Doo entrou para o Livro dos Recordes em 2004 como a animação que mais teve episódios no mundo. A aventura de número 350 de Scooby, Salsicha, Velma, Fred e Daphne foi ao ar nos Estados Unidos no dia 29 de outubro de 2004.

• O criador do The Flash, Harry Lampert, começou sua carreira desenhando historinhas do Popeye e da Betty Boop para os estúdios Fleischer, em Nova York (Estados Unidos). Ele faleceu em 13 de novembro de 2004, vítima de câncer.

• O primeiro romance gráfico, vertentes das HQs que se aproxima da literatura, foi Um Contrato com Deus, publicado por Will Eisner em 1978. Eisner também é o criador do super-herói Spirit. Ele morreu dia 3 de janeiro de 2005 durante uma cirurgia para implantação de quatro pontes de safena.

• Tio Patinhas foi criado em 1947 por Carl Barks, o mesmo desenhista que deu vida ao professor Pardal, Escoteiros Mirins, Patacôncio (arquiinimigo de Patinhas), Gastão (o pato mais sortudo do mundo), Irmãos Metralha e Maga Patalógica.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: