Pergunta Maluca - Domingo na Globo!

  • De onde vem a expressão “de meia tigela”?

Essa gíria foi criada durante a Idade Média, em Portugal. Naquela época os senhores feudais deixavam suas terras de herança somente para o filho mais velho. Os demais filhos teriam que se sustentar trabalhando em outra atividade. Então, todo aquele filho de nobre que não herdava terras era conhecido como “fidalgo de meia-tigela”. O coitado era proibido de participar de um importante banquete onde se fazia a quebra de todos os pratos, louças e tigelas que serviam as refeições. Então, sobrava a ele somente as meias-tigelas.

  • Porque não existe ZERO no algarismo romano?

Essa é bem simples! Acontece que o zero foi o último número que os homens inventaram. Por isso, os povos antigos, gregos, judeus e romanos não tinham conhecimento deste número e não há a sua representação na escrita romana.

Os romanos usavam os algarismos apenas para contar coisas. Como não pode haver uma mercadoria zero ou um animal zero, eles não necessitavam desse número.

  • Ontem foi o dia do Gari. De onde vem este nome? Por que o Gari é chamado assim?

A palavra gari é uma homenagem ao empresário francês Aleixo Gary. Ele foi um nome importante na história da limpeza urbana no Rio de Janeiro. Foi Aleixo Gary que, em 1876, organizou o serviço de limpeza da cidade, retirando lixo das casas e das praias. Aleixo Gary foi substituído, anos mais tarde, pelo primo Luciano Gari. E assim o nome Gari ficou ligado definitivamente aos que fazem a limpeza das ruas da cidade.

Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

gonzaga disse...

oi alexandre ferreira boa tarde eu gosto muito de receber os comentarios, as explicações, as piadas e enfim todo o contexto do blogger pois alem de tudo é muitop instrutivo e adoro conhecimentos gerais e a cada dia que passar o blogger fica melhor parabens um abraço marcoindes guarulhos