Câncer de estômago: saiba mais!

O estômago é o órgão que fica na parte superior do abdômen, logo abaixo do pulmão, entre o esôfago e o intestino. Com formato de bolsa, sua função é expor os alimentos ingeridos a substâncias que os tornem digeríveis, para serem aproveitados pelo resto do corpo como fonte de energia, fibras e vitaminas.

Os casos de câncer de estômago estão diminuindo no mundo todo e acredita-se que isso se deve às formas mais modernas de conservação dos alimentos, ao aumento da ingestão de frutas e legumes e à diminuição da ingestão de comidas muito salgadas, principalmente carnes conservadas com sal.

O exame que diagnostica esse tipo de câncer é a endoscopia digestiva alta. Esse exame é realizado através da introdução de um tubo flexível pela boca, que tem uma câmara de vídeo na ponta, onde o médico pode ver todo o aparelho digestivo superior, ou seja, a boca, o esôfago, o estômago, o começo do intestino e o duodeno. Recomenda-se que pessoas que tenham fatores de risco para o câncer gástrico façam esse exame periodicamente.

São fatores de risco para o câncer de estômago:
  • Histórico Familiar: Ter familiar próximo (mãe, pai, irmão ou filho) com esse tipo de câncer.
  • Doenças anteriores ou associadas: Pessoas que tiveram gastrite crônica ou outras doenças que comprometeram o estômago.
  • Dieta: Comer muitos alimentos defumados, salgados ou que foram preservados de forma inadequada. Comer poucos alimentos de origem vegetal, como frutas e legumes, também é considerado prejudicial.
  • Fumo: Fumar cigarro é também um fator de risco.
  • Infecções: Pessoas que têm a bactéria Helicobacter Pylori detectada através de uma endoscopia. Esse tipo de infecção causa, normalmente, sintomas semelhantes ao da gastrite.

E NÃO SE ESQUEÇA: O CÂNCER DETECTADO NO INÍCIO TEM MAIS CHANCES DE CURA. PROCURE SEU MÉDICO REGULARMENTE!

Boa saúde pra todo mundo!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: