Próstata: saiba mais!

Hoje, o assunto é muito especial e está diretamente ligado à saúde do homem. Vamos saber um pouco mais sobre a próstata.

A próstata é uma glândula própria do sexo masculino e fica localizada abaixo da bexiga. O câncer na próstata é um dos mais comuns nos homens com mais de 40 anos de idade. O maior problema da sua prevenção está no receio que os homens têm para realizar os exames preventivos: que devem ser feitos uma vez por ano, não causam dores e nem afetam a masculinidade de ninguém. Se diagnosticado em tempo, as chances de cura são maiores.

Depois dos 40-45 anos de idade, inicia-se um aumento gradativo da próstata, o que é normal e ocorre em quase todos os homens. Este aumento se acentua com a idade e é chamado de Hipertrofia Benigna de Próstata. Isto pode causar sintomas que vão desde uma simples diminuição da força do jato urinário, até uma grande dificuldade para urinar. Se a dificuldade para urinar é grande, há a necessidade de cirurgia para corrigir o problema.

Em alguns homens, além deste crescimento normal com a idade, a próstata pode ser acometida por um câncer. A medicina não sabe ainda qual a sua causa, mas pode estar ligado a modificações hormonais que surgem com a idade. Sabe-se ainda que há uma tendência familiar, e o risco é maior para os que tiveram pai, irmão, tio ou avô acometidos pela doença. Durante muito tempo o câncer pode ficar sem ser percebido. Quanto mais cedo é detectado e tratado, melhor é o resultado e mais fácil é o tratamento.

O maior problema para a elaboração do exame preventivo do câncer de próstata, está no fato de que muitos homens - ou por medo ou por machismo - se recusam a fazer o exame de toque retal, no qual o médico examina a região da próstata para verificar qualquer irregularidade. Através de um exame de sangue, chamado PSA, também se pode obter testes preventivos bastante confiáveis. Os exames para a prevenção do câncer na próstata devem ser feitos pelo menos uma vez por ano e podem salvar muitas vidas - e a sua realização não tira nem nunca tirou a masculinidade de ninguém.

Previna-se: após os 45 anos de idade, faça seu exame de próstata anualmente.

Boa saúde pra todo mundo!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

marcohleal disse...

parabens pelo comentario, assunto de extrema importancia e deve ser enfatizado com muita, bastante frequencia em suas mensagens

Marco leal