Pergunta Maluca - Domingo na Globo!

Por que o homem tem mamilos?

Porque todo mamífero, seja macho ou fêmea, tem glândulas especializadas na produção de leite. Na maioria das espécies, a evolução fez com que essas glândulas se concentrassem nos mamilos, permitindo que o líquido saia só quando o filhote suga o peito. No desenvolvimento do feto humano, os mamilos aparecem, seja macho e fêmea. A diferença é que os homens não terão os hormônios que fazem as glândulas do leite funcionar, enquanto nas mulheres eles começam a ser fabricados horas depois do parto.

E tem mais... Parece esquisito, mas em algumas situações os homens também são capazes de dar leite! Qualquer homem que receba sucção nos mamilos pode produzir o líquido, porque esse estímulo desencadeia a fabricação dos hormônios prolactina e citosina.

Quem inventou o cotonete?

Foi Leo Gersternzang, polonês naturalizado americano. Depois de lutar pelo exército americano na Primeira Guerra Mundial, ele trabalhou para a Cruz Vermelha na Europa. Em 1922, ao retornar para os Estados Unidos, fundou uma empresa especializada na venda de artigos para bebês. Reza a lenda que, um ano depois, ao observar a esposa limpando o ouvido de sua filha com um chumaço de algodão preso a um palito de dentes, Gersternzang teve a idéia de transformar aquela improvisação em um produto comercial. Assim nasceu o cotonete, que no início era de madeira. Só em 1963 as hastes passaram a ser de plástico.

Mas é importante lembrar que o uso de cotonetes para limpeza do ouvido é considerado perigoso pelos médicos.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: