Pergunta maluca do Domingo na Globo!

Pergunta maluca:

As mulheres brasileiras obtiveram direito ao voto em 1932, quando a novo Código Eleitoral, sancionado por Getúlio Vargas, dava às mulheres o direito de votarem e serem votadas. Em 1933, um ano depois, foram eleitas 8 deputadas em todo País.

Hoje, em homenagem às mulheres, eu quero saber quais foram as pioneiras na política...

  • Quem foi a primeira prefeita eleita no Brasil? Quem foi a primeira deputada? Quem foi a primeira senadora? E quem foi a primeira governadora?


Respostas:

A primeira prefeita:

A primeira mulher eleita para uma prefeitura no Brasil foi a fazendeira Alzira Soriano, em 1928, na cidade de Lages, no Rio Grande do Norte. Mas ela não exerceu o mandato, pois a Comissão de Poderes do Senado impediu que Alzira tomasse posse e anulou os votos de todas as mulheres da cidade.

Primeira deputada:

A paulista Carlota Pereira de Queiroz foi a primeira mulher eleita deputada federal, em 1933, por São Paulo.

Primeira senadora:

A primeira senadora brasileira foi Eunice Michilles, do Amazonas. Ela era suplente e assumiu o cargo em 1979, após a morte do senador João Bosco Ramos de Lima

Primeira governadora:

Em 1994, Roseana Sarney foi a primeira mulher a ser eleita governadora no Brasil, no Maranhão. Mas a primeira a governar um Estado foi Iolanda Fleming, em 1986, no Acre, para completar o mandato de Nabor Júnior.

Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: