Pergunta Maluca - Domingo na Globo!

  • Qual é o músculo mais forte do corpo humano? E o mais fraco?

O mais forte é o masseter, que é o músculo responsável pela pressão que aplicamos durante a mastigação. Ele é o mais exercitado ao longo da nossa vida. Todos os dias, quando comemos algo ou falamos, estamos fazendo “musculação” para o masseter. O masseter é tão forte, que uma mordida de dois segundos pode pesar o equivalente a 124 quilos.

Agora, segundo os especialistas, um outro músculo pode ficar tão o mais forte que o masseter. Sabe qual é? É o gluteus maximus. Isso mesmo... Aquele músculo do bumbum. Além de ter força para manter uma pessoa em pé (é graças a ele que não caímos para trás), as fibras que compõem o gluteus agüentam exercícios intensos e prolongados. Ou seja, quem o exercita bastante pode deixá-lo mais forte do que o masseter.

Já o músculo mais fraco é o “levantador de pálpebras”, aquele que nos permite abrir e fechar os olhos. Esse músculo é também um dos menores do nosso corpo.

E a natureza é sábia: se esse músculo fosse mais forte, faria os olhos saltarem do rosto a cada piscada.

  • Por que estourar uma bexiga ou um saquinho com ar faz tanto barulho?

Acontece o seguinte: a bexiga cheia tem uma pressão interna muito alta e também energia elástica (é ela que faz com que a bexiga volte a ficar murcha). Ao abrir uma fresta na boca da bexiga, o ar sai aos poucos e a energia é liberada suavemente. Mas, quando espetamos uma agulha ou estouramos a bola, a energia é liberada toda de uma vez, o ar que estava ali dentro apertado, louco pra sair, se expande de repente. Essa expansão abrupta provoca uma forte vibração do ar e os nossos tímpanos transformam isso em som.

Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: