Pergunta Maluca do Domingo na Globo!

DOMINGO NA GLOBO - 07/12/2008

Pergunta Maluca:
  • O cartunista Walt Disney nasceu em 5 de dezembro de 1901, por tanto, se vivo fosse, teria aniversariado na sexta-feira. A primeira pergunta maluca de hoje é sobre ele. Qual foi o primeiro filme de animação criado por Walt Disney?
  • E já que estamos em Dezembro, o Dia de Natal está chegando... eu pergunto: Onde e como foi criada a mais famosa canção de Natal: “Noite Feliz”? E Quem fez a sua versão para o português?

Respostas:
  • Qual foi o primeiro filme de animação criado por Walt Disney?

O primeiro filme de animação criado por Walt Disney foi Chapeuzinho Vermelho, em 1922. Disney criou o filme junto com outros artistas. Já o personagem mais famoso de Walt Disney, Mickey, foi criado alguns anos depois: em 1928. E mais uma curiosidade: Walt Disney criou o Mickey durante uma viagem de trem para Hollywood. No primeiro filme do camundongo Mickey o próprio Disney o dublava.

  • Onde e como foi criada a mais famosa canção de Natal: “Noite Feliz”? E Quem fez a sua versão para o português?

A canção “Noite Feliz” nasceu na Áustria, em 1818. A história é a seguinte: na cidade de Arnsdorf, ratos entraram no órgão da igreja e roeram os foles. Preocupado com a possibilidade de uma noite de Natal sem música, o padre Joseph Mohr saiu atrás de um instrumento que pudesse substituir o antigo. Em suas peregrinações, começou a imaginar como teria sido a noite em Belém. Fez anotações e procurou o músico Franz Gruber para que as transformasse em melodia. Foi assim que “Noite Feliz foi composta.
Já a versão brasileira da canção foi feita também por um religioso: o Frei Pedro Sinzig. Ele nasceu na Áustria e veio morar no Brasil, em Salvador, na Bahia, em 1893. O frei naturalizou-se brasileiro e se dedicou bastante à música religiosa, atuando como consultor e conselheiro de muitos compositores, inclusive de Villa-Lobos. Frei Pedro morreu na Alemanha em 1952.

Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Anônimo disse...

oi alexandre ferreira suas perguntasmalukas e muito legal adorei