Pergunta Maluca - Domingo na Globo!

Pergunta Maluca

  • Por que os planetas são redondos?
  • Cerveja preta aumenta o leite das gestantes?

Respostas:

Por que os planetas são redondos?
Alexandre, os planetas são corpos com uma quantidade enorme de massa, eles têm um campo gravitacional muito forte, que suga tudo para o seu centro. Assim, o formato esférico é a única maneira de garantir que o que está na superfície não seja sugado para o centro do planeta pela força da gravidade. Mas os planetas não são esferas perfeitas. A distorção no formato original acontece por causa do movimento de rotação, que os achata um pouco perto dos pólos.

Cerveja preta aumenta o leite na gestante?
Não. Apesar de se falar muito isso, não existem estudos que comprovem esse fato. E, na realidade, qualquer tipo de bebida alcoólica é contra-indicado para as grávidas. Num estudo feito em 1993, a cientista americana Julie Mennella acompanhou lactantes que ingeriam bebidas alcoólicas e encontrou indícios de que elas produziam menos leite.
Como surgiu esse mito?
Ninguém sabe ao certo a origem da crença. Uma das hipóteses é que ela tenha surgido porque mulheres que ingeriam bebidas de alto teor alcoólico não eram bem vistas na sociedade. Como a cerveja preta tem menos álcool que bebidas como a cachaça, ganhou o status de bebida de 'mulheres decentes'. Ou seja, mães.
E não é só no Brasil que “rola” esse mito. A coisa é tão séria que, nos anos 80, nos Estados Unidos, foi criada a Malt Nutrine, uma bebida escura que era vendida em farmácias e recomendada por médicos para incentivar a produção de leite.

Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: