Raios danificam a mão direita do Cristo Redentor

A estátua do Cristo Redentor, no Corcovado, atingida por um raio, teve parte de um dedo quebrada e vai passar por reforma em fevereiro, segundo padre e reitor do santuário. Ouça a entrevista feita pelo Alexandre Ferreira no Boa Tarde Globo...

  • Clique na figura e ouça a entrevista com o reitor do Cristo, Padre Omar Raposo, feita pelo comunicador Alexandre Ferreira

    Ouvir
    Duração: 00:02:33

E filmaram o exato momento em que a estátua do Cristo foi atingida. Veja o vídeo feito pela designer Letícia Xerez, de 27 anos. Ela contou que havia acabado a luz no bairro do Humaitá, onde mora, e que decidiu filmar a tempestade pela janela do quarto.




Parte do dedo da mão direita do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, quebrou após a forte chuva, acompanhada por muitos raios, que atingiu a cidade na noite desta quinta-feira. Segundo o padre Omar, reitor do santuário, a mão direita da estátua já estava danificada devido à alta incidência de raios. 'Dizem que raio não cai no mesmo lugar duas vezes. Mas no Cristo cai', brincou o padre. 'Temos muito cuidado para que a imagem esteja sempre protegida. A imagem tem para-raios. Mas o impacto está muito forte', completou.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, em todo o estado do Rio de Janeiro, caíram mais de 40 mil raios nesta quinta-feira. O especialista do Inpe, Osmar Pinto Junior, conta que o Cristo Redentor é atingido por 3 a 5 raios por ano. 'O para-raio protege e evita tragédias, mas não protege 100% dos casos, como acontece no Cristo e em outros prédios e casas', alertou.

De acordo com padre Omar, o Cristo Redentor vai passar por uma reforma, marcada para começar em fevereiro.

Na noite desta quinta-feira, uma placa informativa, feita de mármore, também foi danificada pelos raios.

A arquidiocese do Rio e o Centro de Operações da Prefeitura têm uma parceira para que os funcionários do Cristo Redentor sejam avisados com antecedência sobre a previsão de chuva forte e com raios na cidade, garantindo a segurança dos turistas e visitantes. 'Já passei pela situação de estar no Cristo em um momento de chuva com muitos raios e é assustador. Mas temos um plano para tirar todos os visitantes de lá rapidamente', afirmou padre Omar.


Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: